terça-feira, 28 de julho de 2009

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS-TAA



A Terapia Assistida por Animais (TAA) teve origem em 1792 no Retiro de York, na Inglaterra, em uma instituição mental, onde os pacientes participavam de um programa alternativo de comportamento que consistia na permissão de cuidar de animais de fazenda, como reforço positivo. Em 1867, a mesma técnica foi usada com pacientes psiquiátricos numa instituição na Alemanha. Mais tarde, em 1942, terapeutas começam a perceber os benefícios de TAA em pacientes com desordens mentais e físicas.Mas somente na década de 60, foi publicado nos Estados Unidos as primeiras observações cientifica dos benefícios da TAA em pacientes com quadros clínicos psiquiátricos. A partir dos anos 80, relevantes pesquisas cientificas emergem provando o benefício à saúde humana, a partir da interação com animais, espalhando-se rapidamente no Reino Unido, Estados Unidos e na Europa Continental.

No Brasil o interesse pela TAA surge nesta mesma época, mas somente, a partir dos anos 90 são implantados os primeiros Centros de Atendimento de TAA e relevantes estudos científicos são iniciados.

Em setembro de 2000 acontece no Rio de Janeiro a 9ª Conferência Internacional sobre Interações Homem-Animal, despertando o interesse de diferentes profissionais da saúde para atuação e pesquisa cientifica na TAA.

Em maio de 2002 aconteceu o Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem-SIBRACEN-com ênfase em TAA.

Em março de 2005 Jerson Dotti escreve o primeiro livro brasileiro sobre TAA

Adaptação do texto de JOSE GONCALVES HEVERTON 25/11/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário