domingo, 1 de agosto de 2010

Pêlo Próximo no Globo Baixada de hoje (31/07) - Assista o vídeo


Jornal O Globo - Baixada  Fotos de Márcio Alves

Por Filipi Carvalho

Há quem diga que a principal função dos cães é tomar conta da casa, mas em Capivari, Duque de Caxias, eles mostram que são muito mais do que bons guardiões. No Asilo Getsemani, poodles, boxers e border collies estão fazendo a alegria de idosos. A iniciativa faz parte do projeto Pêlo Próximo, que usa animais como parte de uma terapia alternativa.

— Eu adoro brincar com os cachorros. Quando estou perto deles, não vejo o tempo passar, esqueço de todos os meus problemas — afirma Ana Maria de Jesus, de 66 anos, que vive no Asilo Getsemani.
Esse é o principal objetivo da chamada pet terapia — fazer com que o paciente exercite o corpo e a mente de forma descontraída.

Os cães levados ao asilo são extremamente dóceis e treinados com técnicas de agility — tipo de adestramento que ensina animais a percorrer circuitos de obstáculos. São os idosos que planejam os trajetos e as dificuldades. Segundo Roberta Araújo, coordenadora do Pêlo Próximo, é uma forma lúdica de induzi-los à prática de exercícios.

— Os cães contribuem para a saúde física e mental dos idosos. Com eles, a fisioterapia vira uma brincadeira, não um fardo — diz Roberta, coordenadora do Pêlo Próximo.
Natilde Firmino, diretora do asilo, afirma que a pet terapia deixa os idosos mais dispostos e diminui a solidão.

— Temos idosos que vivem aqui há mais de 15 anos e nunca receberam visitas de parentes ou amigos. Com a pet terapia, eles não se sentem tão sozinhos — informa Natilde, citando José Alair de Andrade, de 73 anos, e Penha Cândida Neto, de 76, como integrantes do grupo totalmente esquecido por suas famílias. — Desde que chegaram aqui, os dois nunca ouviram notícias das pessoas com quem conviviam. Quem sabe se, com essa reportagem, alguém aparece?

Impressionados com as precárias condições do asilo, voluntários do Pêlo Próximo iniciaram uma campanha para ajudar o Getsemani, que é mantido por meio de recursos dos próprios moradores e doações. Eles já conseguiram três aparelhos de TV, uma cadeira de rodas e um assento higiênico. Mas os idosos ainda precisam de fraldas, agasalhos e material de limpeza. Donativos podem ser enviados para a Avenida Marquês de Barbosa 88, em Capivari, Caxias.

Assista o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário