Evento será realizado na próxima quarta-feira (13), em Campo Grande.
Entidade contesta procedimento como única forma de controle da doença.
Uma audiência pública sobre a política de combate à leishmaniose no Brasil será realizada, na próxima quarta-feira (13), às 14h (de MS), na sede da Justiça Federal em Campo Grande. O evento é organizado pela Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal “Abrigo dos Bichos”.
Segundo a entidade, a audiência terá exposição de argumentos contra a eutanásia de cães como única política pública de controle da leishmaniose visceral e também de sugestões de medidas mais éticas e rígidas na abordagem da população nas casas.
O Abrigo dos Bichos move ação na Justiça contra a prefeitura de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a União para impedir a eutanásia dos animais. Conforme a associação, os exames feitos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são testes não conclusivos, que levam ao sacrifício animais sadios e falso positivos. Além disso, a entidade alega que não há comprovação de que o cão esteja relacionado à transmissão da leishmaniose para o ser humano.
Outros itens da ação judicial devem ser discutidos, como mudança nos procedimentos dos fiscais da Vigilância Sanitária, autorização ou não de coleta de sangue do animal por parte do proprietário, entrega de resultados com protocolo e direito à exame de contraprova custeado pelo poder público.
O endereço da Justiça Federal em Campo Grande é rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 128, Parque dos Poderes.
Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário