domingo, 10 de março de 2013

SP ganha maior rede de combate ao câncer do País


O governador Geraldo Alckmin lançou na sexta-feira, dia 8, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. Com investimento de R$ 143,5 milhões, o programa vai ampliar as unidades que oferecem tratamento do câncer e garantir o acesso rápido e de qualidade aos pacientes.

O projeto, que será implantado em no máximo 20 meses, conta com uma rede de 71 unidades integradas e uma única regulação, o que beneficiará mais de 12 mil novos pacientes por mês, como detalhou o governador. “Nós teremos todo o Estado integrado na Central de Regulação de Oncologia. Um paciente lá da ponta do Estado, na barranca do rio Paraná, vai ao serviço de saúde que comunica o atendimento à Central, que, por sua vez, verifica o serviço mais próximo e, de acordo com a complexidade do caso, o melhor trabalho. Tudo gratuito e humanizado”, afirmou Alckmin.

A outra novidade é que todos os hospitais receberão os mesmos protocolos de atendimento, unificando e padronizando ainda mais o tratamento.

Para a implantação da rede foram necessários dois anos de estudos para a realização do mapeamento do câncer em todo o Estado. Um Comitê de Oncologia, coordenado pelo Icesp e com a participação de 14 unidades referência no atendimento oncológico, teve a missão de levantar e apontar as principais necessidades, montando os planos de melhorias e expansão dos serviços oncológicos.

Das 71 instituições (estaduais, municipais e filantrópicas) que farão parte do Programa, 13 receberão ampliações e adequações em seus serviços. As outras 58 estão funcionando dentro dos padrões e serão qualificadas pela Rede, recebendo os mesmos protocolos de atendimento ao paciente com câncer oferecidos pelo Icesp.

REGULAÇÃO – Um ponto fundamental do projeto é a criação de uma Central de Regulação Oncológica, que fará o monitoramento e o gerenciamento dos serviços da Rede, encaminhando o paciente para a unidade mais próxima de sua residência. Isso será feito de acordo com a complexidade e necessidade dos casos.

O novo setor será composto por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e administrativos. Inicialmente, a meta é regular 1,2 mil pacientes por mês. Até o final de 2014, quando a Rede estiver 100% implantada, o serviço irá aumentar em 1.000% o número de novos pacientes regulados no Estado.

IMPLANTAÇÃO – A Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer será implantada em três etapas distintas e simultâneas: adequação estrutural dos serviços, qualificação das unidades participantes e expansão da Central de Regulação. Além disso, o projeto Caminhos na Rede, idealizado para integrar o programa, levará atendimento humanizado para todos os pacientes com câncer, promovendo o acolhimento e a ética no cuidado em todos os níveis de atendimento, deslocamento e tratamento, colaborando com a melhoria do paciente.

Cidades que terão implantação ou adequação: Araçatuba; Barretos; Catanduva; Guarulhos; Itapeva; Jales; Mogi das Cruzes; Osasco; Presidente Prudente; Santos; São Paulo e Sorocaba.

Fonte: O Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário