sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pelo Próximo na edição do Globo Barra de hoje

Leia a matéria na íntegra:

Projeto Pêlo Próximo leva brincadeiras e alegria a escolas e instituições beneficentes

Luiza Souto

luiza.souto.alliage@oglobo.com.br

Era uma vez um grupo de amigos que costumava marcar encontros para seus cachorros, como um piquenique em algum parque da cidade. Até que, há três anos, Roberta Araújo resolveu engajar os cães numa causa nobre.

— Éramos todos da área de saúde. Então, percebemos que poderíamos usar os animais e nossos serviços em prol dos necessitados — conta Roberta.

Estava fundado o Pêlo Próximo. Hoje, o projeto leva cerca de 18 cães, três calopsitas e um agapórnis a escolas e a instituições que cuidam de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Nesses locais, são realizados exercícios fisioterápicos com bolinhas e escovação de pelos, entre outros.

— O cão serve como calmante, eleva a autoestima e ainda faz as pessoas se socializarem. Pesquisamos bastante sobre terapias com animais; aplicamos testes em nossos cães, para saber se eles seriam dóceis com outras pessoas; e criamos exercícios com eles. Aí, comecei a ligar para instituições, oferecendo o serviço — conta Roberta.

No início, eram dez voluntários. Hoje, são cerca de 35. Nem todos têm cachorro:

— No nosso grupo tem adestrador, terapeutas, veterinários, jornalistas. Muitos levam seus cães, mas também precisamos de pessoas que saibam conversar com uma criança com Síndrome de Down, por exemplo. Temos, inclusive, uma contadora de histórias.

Para ser voluntário, deve-se escrever para o e-mail e descrever seu animal de estimação (não precisa ser cachorro, mas deve ser sociável). Roberta envia um formulário ao interessado. Depois, marca um teste para saber se o animal está apto a entrar no projeto. Se for o caso, entrevista o dono:

— Não adianta o animal passar e o dono, não. A pessoa deve estar preparada para deparar com situações tristes.

No sábado, o grupo esteve na Obra Social Dona Meca, na Taquara. Em setembro, os pet-terapeutas visitarão o Centro de Convivência para a Terceira Idade, em Jacarepaguá. Os próprios voluntários financiam o trabalho do Pêlo Próximo. Para entrar em contato com o grupo, o telefone é 9622-8392 (falar com Alessandra Fabro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário