sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Obra Social Dona Meca recebe visita de pets terapeutas

Projeto Pêlo Próximo promoverá a interação de seus animais com as crianças especiais da Instituição


A Obra Social Dona Meca, na Taquara, recebe neste sábado (14/08), às 15h, a visita do  Projeto Pêlo Próximo, que levará seus pet terapeutas para uma tarde de interação com as crianças portadoras de necessidades especiais da Instituição.
Durante o encontro, as crianças, realizarão exercícios fisioterápicos com bolinhas e de motricidade com arco, escovação de pêlo dos cães e  brincadeiras com boliche. Além disso,
Projeto realizará o “Pet Health”. Nessa atividade, as crianças assumem a função de médicos mirins, colocam máscaras de cirurgia e são estimuladas a explorar o corpo do cão, escutam o coração, simulam a aplicação de injeção, de curativos, medicam com água e no final fazem o diagnóstico do animal. No final do encontro  será apresentado um show dog com os cães do projeto.

O grup
o, que realiza um trabalho filantrópico em várias instituições do Rio, conta atualmente com 35 voluntários, dentre eles veterinário, adestrador, fonoaudióloga, psicólogo, fisioterapeuta, acupunturista, e uma terapeuta ocupacional. Todos os cães precisam estar vacinados e vermifugados, passar por uma avaliação comportamental que será realizada pelo adestrador e coordenadores do projeto, apresentar um atestado do veterinário comprovando a boa saúde do animal e, principalmente, não podem demonstrar qualquer tipo de agressividade.

Conheça a Obra Social Dona Meca:


A Obra Social Dona Meca é uma instituição de caráter filantrópico e sobrevive da boa vontade e solidariedade de organizações e pessoas que colaboram com doações. Atualmente a OSDM atende gratuitamente mais de 200 crianças com deficiência, fundamentalmente de famílias de baixa renda, moradoras de comunidades de todo Rio de Janeiro.  Nosso procedimento para ingresso na Instituição é feito através de um criterioso processo de triagem, avaliação social familiar e posterior encaminhamento à terapia ou fila de espera. O trabalho desenvolvido é baseado no envolvimento familiar, oportunizando a criança sua inclusão social e garantindo seus direitos básicos à saúde e à alimentação. Na Instituição são preparadas diariamente as refeições para as crianças e seus responsáveis. Quinzenalmente as famílias mais carentes recebem uma cesta básica. As crianças atendidas pela Obra Social Dona Meca fazem diversas terapias: fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, hidroterapia, natação, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade, comunicação suplementar e alternativa, entre outras. As mães também são beneficiadas com acompanhamento psicológico e através de alguns tratamentos alternativos, como: shiatsu, acupuntura e auriculoterapia.

Durante todo o ano aceitamos doações de brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos (perecíveis e não perecíveis), roupas e calçados (novos ou usados em bom estado), material de higiene pessoal, material de limpeza, material de escritório, copos descartáveis, móveis, equipamentos, etc. Também aceitamos doações de latinhas de alumínio e óleo vegetal usado para reciclagem.

Um comentário:

  1. Como faço para participar desse projeto de cãoterapia? mas gostaria de ser voluntária, pois creio que o cão que eu tenho não possa fazer parte do projeto. Obrigada
    e-mail: chris.adocao@gmail.com

    ResponderExcluir