sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Um remédio de quatro patas

Que cachorro é tudo de bom a gente já sabe. Alguns vão muito além disso. Embora sejam mais conhecidos os cães guias e os cães terapeutas, existem muitas outras atividades em que esses peludos são imbatíveis. Atualmente, as ações terapêuticas dos cães são estudadas em muitos países: Estados Unidos, Austrália e Inglaterra têm papel importante na  divulgação dos resultados desses trabalhos.
Já é fato que diversos males, tais como: depressão, fobias, solidão, timidez, entre outros, tem seus efeitos diminuídos quando cães e gatos são incorporados aos tratamentos convencionais. Estudos revelam que pessoas na melhor idade que tem animais tendem a diminuir as idas a hospitais e, também, o contato com esses animais tornam suas vidas mais ativas. Crianças que tem animais tendem a serem mais sociáveis e preocupadas com o bem estar do próximo, seja ele homem ou animal, desta forma, melhorando a vida em sociedade.
Se pesquisarmos, mesmo que de forma superficial na internet, vamos nos deparar com uma quantidade impressionante de trabalhos realizados por ONGs, hospitais e universidades tendo como foco a saúde das pessoas que têm animais. Se não bastasse ser o melhor amigo do homem, muitos cães têm uma grande tarefa: ajudar pessoas. Os cães assistentes são exemplos de peludos que ajudam as pessoas. Esses cães são treinados para ajudar deficientes físicos a ter uma vida mais independente, ajudam a rebocar a cadeira de rodas, obviamente são cães fortes e de porte grande, buscar objetos que caem, abrir portas e até pagar as compras realizadas por seus tutores, levando o dinheiro até o balcão que, geralmente, fica fora do alcance dos cadeirantes.
Temos também os cães-guia que, como todos conhecemos, são literalmente os olhos dos deficientes visuais. Alguns desempenham um papel menos conhecido do público geral, mas não tem menor importância por isso, um exemplo típico de peludos que prestam serviço ao homem e não são conhecidos por todos são os cães que auxiliam pessoas que sofrem convulsões. Esses cães têm uma habilidade extraordinária em prever, através de mudanças químicas no corpo humano, quando  uma pessoa está na eminência de um ataque, com uma antecedência de, aproximadamente, 12 minutos. Essa ajuda prestada pelo amigo de quatro patas pode fazer a diferença, pois com essa antecedência é possível achar um lugar seguro para ter a crise, evitando que ela aconteça durante a travessia de uma grande e movimentada avenida. O que aconteceria se o cão não desse o alarde?
Outra habilidade fantástica desenvolvida por esses cães doutores é a capacidade de identificar uma célula cancerígena com uma precisão fantástica. Sabemos que para esse tipo de doença quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de combatermos com sucesso o problema.
Não podemos deixar de falar dos ‘Cães Ouvintes’. Da mesma forma que os cães guias são os olhos dos seus tutores, os cães ouvintes são os ouvidos deles.  São cães treinados para identificar sons que passam despercebidos pelos tutores e que em algumas situações podem representar perigo. Alarmes de incêndio, apito de leiteiras, campanhia, choro de bebê, buzina de carro são alguns dos sons que podem ser ensinados para os cães e os  estes, por sua vez, alertam seus tutores  qual é a  fonte desses sons.
Além disso, os cães assistentes podem, ainda, ser ótimos companheiros, pois ajudam em outros problemas comuns entre deficientes: o isolamento e a depressão causada pelo afastamento do convívio social, pois, muitas vezes, eles sofrem preconceito ou são tratados como se não fossem integrantes da sociedade. Um cão assistente é uma boa ferramenta para conseguir novos amigos, e, quem sabe, até um grande amor, afinal os animais sempre geram bons assuntos para conversar e ainda mais quando ele é tão especial.
Os cães são realmente maravilhosos. Ainda não sabemos tudo sobre esses peludos de olhinhos redondos, mas a  cada dia que passa descobrimos mais coisas boas que podem proporcionar esses ‘danados’, mas já sabemos que eles, além de fazer maravilhas em nossas vidas, também fazem muito bem para nossa saúde, por isso eu digo que são remédios de quatro patas!
Jorge Pereira é Cinotécnico e Etólogo, especializado em comportamento canino.

Fonte: TV PET ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário