sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Cachorros auxiliam na melhora da autoestima"

Membro da empresa Cão Cidadão, do zootecnista e comportamentalista Alexandre Rossi, o Dr. Pet da TV Record, a psicóloga Tatiane Ichitani começou a levar seu próprio cachorro para o consultório para auxiliar em tratamentos. Ela falou com a reportagem sobre os benefícios da terapia com animais:


- Que animais podem ser usados em terapias?


TATIANE ICHITANI - Muitos animais podem ser usados. Há projetos que envolvem gatos, pássaros, répteis, peixes... Os animais podem ser considerados terapêuticos, no sentido de tirar o foco da doença e estimular o paciente a se relacionar com o mundo de uma forma diferente. Os animais se relacionam com as pessoas, não têm preconceito com um deficiente, por exemplo.


- Você trabalha apenas com cachorros?


TATIANE ICHITANI - No projeto, apenas com cães. Tenho formação em psicologia e queria desenvolver um trabalho diferente no consultório. Eu sabia que um animal poderia mudar completamente a relação do paciente, com o profissional e com o mundo. Fui estudar, adestrei meu cachorro (por sorte ele tinha o perfil de cão terapeuta) e ele passou a me auxiliar em psicoterapia.


- Em que os cães podem auxiliar?


TATIANE ICHITANI - Os cachorros auxiliam na melhora da autoestima, da memória e do senso de responsabilidade. Eles motivam a pessoa a participar de atividades, inclusive as terapias (fisioterapia, por exemplo). O Projeto Cão Terapeuta atende crianças com paralisia cerebral, dificuldade de atenção, déficit de atenção, e idosos em situação de vulnerabilidade. Fazem parte da equipe médico veterinário (que zela pelo bem-estar dos animais) e adestradores.


- Como funciona a terapia com animais? É apenas o convívio ou envolve também exercícios?


TATIANE ICHITANI - As duas coisas. A relação com o animal já traz benefícios para a pessoa - ela lembra dos nomes dos cães, do dia da visita e se prepara para receber os cães. Algumas pessoas até se arrumam, colocam roupas especiais para receber os cachorros. Além disso, os cães podem estimular atividades com os pacientes, como passeios, além de movimentos espontâneos. Tudo isso traz benefícios. Para o cão, é um divertimento. Ele ganha petiscos, atenção e carinho.


- Como devem ser os animais que trabalham com isso?


TATIANE ICHITANI - Os animais devem ser adultos (mais de dois anos), de preferência castrados, dóceis, confiantes e gostar de dar e receber carinho.


- Ter um animal de estimação conta como um tipo de terapia? Eles auxiliam em casos de depressão?


TATIANE ICHITANI - Depende. A presença de um cão só pode ser considerada terapia se for uma relação equilibrada. Um cão precisa de limites e regras porque vivem em matilha. Numa casa onde ele não encontra isso, pode haver problemas comportamentais como latidos excessivos, agressividade, ansiedade de separação. Uma relação saudável pode trazer muitas coisas boas, inclusive auxiliar em casos de depressão. Por isso, sempre recomendamos consultar um profissional da área para auxiliar na escolha do animal mais adequado para cada família.

- Qual deve ser o perfil do paciente para esse tipo de trabalho?


TATIANE ICHITANI - Ele precisa no mínimo aceitar a presença do animal no local. Não pode estar com a imunidade baixa (apesar dos cães sempre estarem limpos e passarem por vários exames de saúde) e nem ter alergia ao pelo - nesse caso, outras espécies são indicadas, como aves, répteis, peixes. Fora isso, a visita de um cão é sempre bem vinda.

Fonte: Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário