domingo, 29 de agosto de 2010

Dia 28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntário

Instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.
A primeira forma de voluntariado no Brasil surgiu em 1543, quando foi fundada a primeira Santa Casa de Misericórdia, na Vila de Santos, com as atividades sendo conduzidas por padres e freiras.
Séculos mais tarde, em 1863, é criada a Cruz Vermelha, que chega ao Brasil em 1908. A partir daí, novas formas de voluntariado foram surgindo no país, como o escotismo, a criação da Legião da Boa Vontade (LBV) e da Pastoral da Criança, o surgimento do Centro de Valorização da Vida (CVV) e de diversas ONGs.
Na década de 90, formas mais modernas de atuação social começam a aparecer pelo Brasil, onde entidades do Terceiro Setor passam a incorporar conceitos, filosofias e procedimentos vindos do Segundo Setor, buscando parcerias, mas sem perder a identidade e missão.
Para se adequar às exigências desse voluntariado moderno, Fernando Henrique Cardoso cria, em 1995, o Conselho da Comunidade Solidária.
No ano seguinte, o Conselho se une à Fundação Abrinq criando o “Programa de Estímulo ao Trabalho Voluntário no Brasil” para promover o conceito e a prática da cidadania no país, oferecendo canais organizados para ação voluntária, por meio da criação de núcleos de voluntários em grandes cidades do país, os chamados Centros de Voluntários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário