quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pêlo Próximo no Curso de Adestramento para Cães Terapeutas 2010 do Inataa

Roberta Araújo e a Dra. Luciana no Inataa. Foto Inataa

Nos dia 04, 05 e 06 de Setembro, o Inataa, nosso parceiro em Sampa, realizou o Curso de Adestramento para Cães Terapeutas de 2010. Participaram profissionais e voluntários envolvidos com projetos de AAA e TAA de PE, RN, RJ, RS, MG E SP.

Por se tratar de um curso de extrema importância para o bom desenvolvimento do nosso trabalho, o Projeto Pêlo Próximo marcou presença, enviando duas representantes, a coordenadora geral Roberta Araújo e a terapeuta ocupacional Dra. Luciana Pellagaggi.

"Sem dúvida, forma 3 dias de aprendizagem e troca de idéias maravilhosos. As meninas do Inataa são fantasticas. Com certeza, marcaremos presença nos próximos cursos"  - finaliza Roberta.

Abaixo postamos o texto publicado sobre o curso no blog do  Inataa:

O último feriado da Independência começou muito bem, na manhã de sábado alunos e equipe INATAA se reuníam para o evento esperado do mês, o Curso de Adestramento para Cães Terapeutas!
Recebemos com muita alegria alunos de todo o país. Mais uma vez tivemos várias presenças interestaduais de PE, RN, RJ, RS, MG e, claro, também daqui de SP. Foi uma turma muito interessante formada por diversos tipos de profissionais e voluntários envolvidos com projetos de A/E/TAA, e também por seus cães.
Foi com grande prazer também que recebemos Roberta e Luciana, profissionais do Projeto Pêlo Próximo, do Rio de Janeiro, com quem mantemos o contato através da internet e tivemos grande alegria em conhecer pessoalmente nestes três dias de curso!
A casa, cedida por uma de nossas voluntárias (obrigada mais uma vez Ana!), supriu todas as nossas necessidades e abrigou professoras, alunos, equipe INATAA e cães, durante os dias de curso. Os cães se sentiram muito a vontade e, em pouco tempo, estavam relaxados enquanto seus donos assistiam às aulas.
O primeiro dia começou com uma apresentação sobre o INATAA e as professoras Kátia Aiello e Carla Venturelli. A introdução à Terapia Assistida por Cães deu início às aulas do curso, os profissionais que já trabalham com TAA puderam rever alguns conceitos enquanto os outros puderam receber primeiras informações sobre o tema.
O perfil do cão terapeuta ideal foi o segundo tema abordado, muito importante para a aula que seguia, a Avaliação do Cão Terapeuta. Este tópico é senão o mais importante dentre todos os abordados, pois todo o sucesso de um projeto pode vir a ruir se seus cães forem mal avaliados. Precisamos estar 100% seguros quanto às reações do cão, elas devem estar de acordo com o trabalho que será desenvolvido e ele não deve oferecer nenhum risco aos pacientes que vamos atender.
Após o almoço, a primeira aula sobre Socialização de Cães. Os alunos aprenderam sobre a matilha, como formá-la da melhor maneira e os comportamentos sociais dos cães. Dentro deste tema Kátia e Carla também abordaram as possíveis dificuldades encontradas pelo socializadores, como evitar e separar brigas e se tornar o líder da matilha.
O primeiro dia terminou com um bate-papo entre os alunos, que apresentaram para o grupo seus projetos e envolvimento com A/E/TAA. A troca de experiências foi muito interessante e pudemos nos conhecer melhor.
O segundo dia foi o de trabalho prático de adestramento e treinamento com reforço positivo. Foi a vez da diretora de TAA do INATAA, Fátima Neves, entrar em ação para a aula de Condicionamento e Princípios do Clicker. Todos puderam aprender como um pequeno som pode ajudá-los a capturar comportamentos desejados dos seus cães, além dos comandos básicos para a Terapia Assistida por Cães.
Observação da socialização
O terceiro e último dia teve início com a Prática de Socialização. Os alunos tinham como tarefa observar e anotar suas impressões sobre a matilha trazida pelas professoras e como elas inseriram os novos cães nela. Foi uma atividade muito interessante para entender melhor o comportamento social dos cães, os graus de hierarquia e as diferenças entre cães castrados x não castrados.

As últimas aulas foram dedicadas à utilização e aplicação de exercícios para as várias áreas de trabalho que podem se utilizar da A/E/TAA. Os alunos criaram exercícios com o uso dos cães para fisioterapia, psicoterapia, terapia ocupacional, enfermagem, educação e fonoaudiologia.
Gostaríamos de agradecer imensamente a presença de todos os alunos e colaboradores! É com muita satisfação que terminamos o curso sabendo que os trabalhos de A/E/TAA serão expandidos e que novos projetos surgirão! A troca de experiências e informações foi muito rica. Nós do INATAA acreditamos que a união e o “agregar” entre os profissionais e voluntários é essencial para atingirmos o objetivo maior da expansão dos trabalhos de terapia envolvendo a interação homem-animal. E com certeza este foi mais um pequeno passo para atingirmos este objetivo.
Muito obrigada também a todos que nos apoiaram enviando links através do fecebook, twitter, orkut, email ou indicando o curso para amigos!
Um grande abraço a todos, e nos vemos em breve!
Equipe INATAA
 
A turma toda reunida

Nenhum comentário:

Postar um comentário