quinta-feira, 24 de março de 2011

Sair todo dia com seu cão é uma forma de demonstrar amor

Pratique todos os dias esse ato de solidariedade com um ser que depende totalmente de você.

Aumenta, cada vez mais, o número de pessoas com animais de estimação em casa. As pessoas que tem cachorro em casa sabem exatamente o que é necessário fazer para
deixá-lo feliz: afeto, brincadeiras e comida fazem parte dessa rotina, mas não é só disso que o cãozinho precisa. Com a vida que muitos levam, atribulada, cansativa e cheia de correria, muitas pessoas esquecem a importância do passeio com sua mascote e acabam deixando de lado algo que satisfaz muito o animal. Basta balançar a coleira em direção á porta para ver a euforia, alegria, latidos e o corre-corre em círculos abanando o rabo.
O passeio com o cachorro, desde filhote, deve ser prioridade e apesar da rotina exaustiva de ambos, é completamente necessário. Não apenas pelas necessidades fisiológicas do cachorro, mas também para ele aprender desde cedo a socializar com outros cães, pessoas, barulhos e movimentos evitando certas fobias no futuro. Os cães que passeiam com freqüência estão menos sujeitos à obesidade, problemas de comportamento, não sentem dor e acabam sendo mais confiantes diante, por exemplo, de barulhos diferentes. É a oportunidade que eles têm de exercitar seus instintos naturais e estarem sujeitos a estímulos diferentes como, por exemplo, outros odores e outros animais, o que não aconteceria no quintal ou no conforto de casa. Além disso, os cheiros diferentes que eles encontram nas ruas funcionam como uma “comunicação” entre eles. Assim, eles sabem que tipo de cão passou ali, se existe fêmea no cio, etc.. o que é indispensável para o animal.

Além disso, a relação entre dono/cachorro fica mais estreita, aumentando os laços, a afetividade e o conhecimento. Só não podemos esquecer das devidas providencias de cidadania que devem ser tomadas. Passear com os cães é saudável desde que os donos retirem as fezes deixadas pelos animais nas ruas, jogando no lixo e, com isso, evitando sujar nossa cidade.
 
Fonte: Jornal Rio Carioca 
Texto: Camila Romeiro
Revisão: Raquel Compulsione

Nenhum comentário:

Postar um comentário