domingo, 14 de julho de 2013

Hospital usa terapia animal na recuperação de crianças

O Hospital Infantil Sabará lançou projeto inédito em hospital pediátrico em São Paulo: a visita de bichos de estimação às crianças internadas. É o Cãoterapia – Terapia Assistida por Animais –, um programa que permite que cães devidamente treinados passem um tempo junto aos pacientes no hospital. Durante as visitas, além dos tradicionais afagos e brincadeiras, os cães estimulam a socialização das crianças, que dessa maneira se tornam mais receptivas ao ambiente hospitalar.
O programa é uma parceria entre o Hospital Sabará e a ONG Cão Cidadão. Nove cães participam das visitas semanais, na forma de revezamento. Todos têm a documentação necessária e preenchem os requisitos de higiene e de saúde exigidos pelo protocolo aprovado mundialmente, ou seja, estão vacinados, vermifugados, realizam exames de fezes regularmente e têm atestado de saúde da veterinária do projeto. Além disso, fazem parte a escovação dos dentes regular e banho no dia da visita. “Para garantir o bem-estar dos pacientes e do próprio cão, ele recebe um treinamento especial, realizado pela equipe de profissionais da Cão Cidadão, durante o qual o animal aprende a se comportar de maneira sutil e terna, e a fazer alguns truques para divertir as pessoas que recebem a visita. Para fazer parte do projeto ele passa por uma triagem onde são realizados testes de comportamento e agressividade, e, detectadas as habilidades comportamentais para serem “cães terapeutas”, são selecionados para tal”, afirma Paulina.A Terapia Assistida por Animais já é realidade em vários países, e vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamento de doenças auxiliando na recuperação de pacientes. Esse trabalho vem sendo implantado também no Brasil. “O animal é um amigo do homem, seja adulto ou criança, visto como um parceiro valioso, pois ele trabalha como co-terapeuta e, junto de profissionais ligados à saúde, são utilizados para incrementar o tratamento de seus pacientes”, explica Paulina Basch, coordenadora do projeto e Diretora Técnica do Hospital Infantil Sabará.
Todas as crianças internadas nos quartos, desde que não apresentem nenhuma restrição médica, recebem a visita dos cães. Ainda em fase inicial, a parceria entre o Hospital Sabará e a Cão Cidadão é vista como um programa importante. “Acreditamos que um trabalho conjunto faz a diferença e que a dedicação tem suas recompensas. Esse trabalho dá a sensação de missão cumprida, pois sabemos que pequenas ações influenciam a vida das pessoas”, conclui Paulina

 
O Hospital Infantil Sabará utiliza terapia assistida com animais, um projeto em parceria com a ONG Cão Cidadão, que permite visitas semanais de animais aos pacientes (Foto: Divulgação)

AMIGO FIEL
Ter contato com animal proporciona um ambiente agradável e pode melhorar a qualidade de vida de ambos. Os benefícios nas terapias para crianças são de total importância para o estado, físico, mental, social e emocional:.
Benefícios Físicos
• Os exercícios e estímulos são variados, aumentando a mobilidade;
• A terapia ajuda a regular a pressão arterial, com reações químicas positivas (segundo estudos divulgados por programas americanos, ingleses e canadenses);
• Bem-estar geral;
• Redução do estado de dor;
• Dá um novo ânimo para as funções da fala e físicas.
Benefícios Mentais
• Estimula a memória do paciente levando em conta as diversas observações relativas à vida da criança e dos animais com os quais mantém contato. Exercícios de cognição através de material usual do animal, da alimentação e de higiene.
Benefícios Sociais
• Oportunidade de comunicação e sentido de convivência;
• Recreação, diversão e alívio do tédio do cotidiano. Redução da sensação de isolamento;
• Possibilidade de troca de informações e de ser ouvido;
• Sentimento de segurança, socialização e motivação.
Benefícios Emocionais
• Amor incondicional e atenção, espontaneidade das emoções, redução da solidão, diminuição da ansiedade, relaxamento, alegria, reconhecimento de valor, troca de afeto;
• Vínculo e aumento de confiança com o ser humano, com o foco nos participantes da terapia;
• Reações positivas a estímulos (alimentação, necessidades básicas e higiene);
• Os benefícios continuam mesmo depois das visitas, através das lembranças e experiências positivas.

Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário