sábado, 5 de outubro de 2013

Cães e calopsitas auxiliam no tratamento de pacientes de hospital no Rio



A ciência já provou que o contato com animais faz muito bem à saúde humana. Agora, pacientes psiquiátricos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, estão comprovando isso na prática. Uma vez por semana, cães do projeto Pêlo Próximo - que oferece pet terapia com cães e calopsitas - visitam o serviço de psiquiatria da unidade e passam a tarde em atividades lúdicas com os pacientes, a fim de facilitar a comunicação entre eles e os terapeutas e como alternativa de inserção social.

- Nosso trabalho visa auxiliar o profissional da área de saúde, e para isso, levamos o animal devidamente preparado para esse tipo de atendimento. As grandes vantagens dos animais são seu amor incondicional, sua capacidade de adaptação e, principalmente, o fato de jamais julgarem. Para eles não existe preconceito - explica Roberta Araújo, coordenadora do projeto Pêlo Próximo.

Na pet terapia, os pacientes têm a oportunidade de trabalhar a motricidade, estimular o raciocínio e encontrar motivação por meio do contato com os animais, visando aos benefícios terapêuticos, à melhoria na saúde física, emocional e mental e à mudança na rotina de vida diária.

O projeto Pêlo Próximo conta hoje com uma equipe multidisciplinar de profissionais da área de saúde, voluntários, 20 cães co-terapeutas e duas calopsitas que realizam atividades com pacientes.

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário