A utilização de animais na terapia com pessoas sejam crianças,  deficientes ou idosos crescem a cada dia. Você diria que no simples  contato com animais temos uma melhorar de vida significativa? A ciência  comprovou que o contato com animais traz benefícios significativos á  saúde, assim como influências positivas sobre os sentimentos para com a  vida e com os animais.
Pessoas que são portadores de enfermidades diversas como alergia,  depressão, paralisia cerebral, câncer, autismo, Alzheimer, síndrome do  pânico, Parkinson, transtorno do déficit de atenção, esquizofrenia entre  outras tem em seus tratamentos a companhia dos animais que por sua vez  auxiliam na recuperação desses pacientes.  Cães, gatos, aves, cavalos e  até répteis devidamente adestrados e acompanhados por profissionais  responsáveis são utilizados para auxiliar o trabalho de fisioterapeutas,  terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e médicos.
A Zooterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza os  animais em uma abordagem interdisciplinar: nas áreas de saúde, educação e  equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas  portadoras de deficiências e ou com necessidades especiais e já é  conhecido pelo Conselho Federal de Medicina como modalidade terapêutica  por possuírem potencialidades pode atuar em áreas como:
• SAÚDE: para portadores de deficiência física, mental ou genética.
• EDUCAÇÃO: para pessoas com necessidades educativas especiais ou não.
• SOCIAL: para as pessoas estressadas ou com distúrbios comportamentais.
Fonte: Portal Batelli 
 


 
O blog esta muito interessante!
ResponderExcluirGostaria se fosse possível disponibilizarem-me alguma informação sobre as terapias assistidas por animais, visto que fizeram trabalhos sobre isso.. é que não encontro livros nem nada.. muito obrigada pela atenção.