quinta-feira, 10 de março de 2011

Estudo comprova que quem convive com animais é mais saudável

Alegria, como se sabe, aumenta os níveis de endorfina no organismo. Essa substância, que é nosso calmante natural, influi no sistema de defesa do corpo, deixando o paciente mais fortalecido. Dessa maneira, reage-se melhor às doenças. E os especialistas garantem que conviver com os animais também ajuda, de uma maneira indireta.
A prova de que a convivência com animais é benéfica à saúde está numa pesquisa encomendada por uma companhia de seguro australiana. Os empresários queriam saber se, de fato, os tutores tinham uma saúde melhor. Constatou-se que os pacientes que cuidavam de um cão gastavam 16% a menos de medicamentos e saíam dois dias antes dos hospitais do que doentes que não mantinham contato com animais.
Adotar um animal pode não ser apenas uma questão de lazer ou de companhia. A medicina está descobrindo que conviver com eles também podem ser fundamental para a saúde humana.
Estudos do American Journal of Cardiology mostram que pessoas, ao interagirem com animais, constantemente tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, como também estão menos propensas a desenvolver problemas cardíacos.
Em termos psicológicos, os cães, através de sua pureza e espontaneidade instintiva, resgatam a criança interior da pessoa e aumentam a capacidade de amar da mesma, conforme aponta Kassis.
Para as crianças, brincar com animais também é positivo, inclusive quando são animais que vivem em fazenda. Uma pesquisa realizada na Áustria mostrou que os pequenos que brincam com vacas, galinhas, porcos e ovelhas têm menos chance de desenvolver alergias e problemas respiratórios, como a asma. A explicação? O contato aumenta as células de defesa e deixa o corpo mais tolerante a bactérias e ácaros.

Com informações do JM Online

Um comentário: