quarta-feira, 19 de junho de 2013

Os gatos têm poder de cura?


Existe na natureza um olhar mais profundo, enigmático e misterioso que o do gato? Claro que não! Os felinos são capazes de perceber um terremoto muito antes de ele acontecer. 

Eles conseguem transformar a energia do ambiente e, nas culturas orientais, são tidos como guardiões das almas dos mortos e idolatrados como divindades. Realmente o gato é um animal de grande poder místico.

A perseguição histórica aos gatos, que até hoje perdura, todos nós conhecemos. No entanto, a cada dia que passa, eles vêm conseguindo mais espaço e respeito na sociedade. 

A jornalista francesa Véronique Aïache, em seu livro "La ronron thérapie" se pauta em trabalhos científicos e explica que a convivência com gatos pode trazer diversos benefícios e melhorar muito a vida de quem convive com eles. 

A psiquiatra brasileira Nise da Silveira foi pioneira nos estudos das relações emocionais entre pessoas e animais e usou gatos para tratar pacientes que sofriam de esquizofrenia. 

Exemplos não faltam. Para aliviar o estresse dos detentos, uma prisão em North Platte, no Nebraska, Estados Unidos, adotou alguns gatos para fazerem companhia aos presos, que gostaram bastante da ideia e cuidam muito bem dos felinos. 


1. O COLO

- Alguns pesquisadores afirmam que que quando colocamos um gato no colo, ronronando, nosso ritmo desacelera, pois o contato com o bichano, assim como o seu ronronado, gera diversas mudanças na frequência de nossas ondas cerebrais. 




2. O RONRON

- O veterinário Jean-Yves Gauchet testou o ronrom em aproximadamente 250 pessoas voluntárias. 

- O experimento submetia os pacientes a ouvirem uma gravação de 30 minutos de ronrom de gato por dia. A conclusão do estudo revelou que todos sentiram um bem-estar muito grande e as horas de sono aumentaram. 

- A frequência do ronrom está entre 25 e 50 hertz, ou seja, a mesma utilizada na medicina esportiva para cicatrização e recuperação de lesões. Recentemente a Apple colocou o mercado um aplicativo novo, no qual o ronronar do gato é utilizado através do iPhone para minimizar o estresse que a diferença de fuso horário causa em viagens longas. 

- Além disso, esse barulhinho pode ajudar a dormir, pois altera o estado de alerta das ondas cerebrais. Que delícia dormir com o ronrom dos gatinhos! 


3. DOENÇAS CARDIOVASCULARES

- Já ficou comprovado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, que ter um gato em casa reduz o risco de doenças cardiovasculares em 30% por aliviar o estresse do dia a dia. Afinal, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e receber o carinho de um bichano? 




4. ENERGIAS

- O gato, na verdade, tem o poder único na natureza de remover a energia negativa do ambiente e do nosso corpo, transformando-a em energia positiva. Além disso, os gatos ainda conseguem colocar em movimento as energias que estão paradas. 

- Ele é um animal que tem muito quartzo na glândula pineal, por isso consegue ter esse poder de cura, captando a energia negativa do ambiente. 

- Quem convive com um gato sabe que ele dorme muito. Isso ocorre porque o bichano precisa repor toda a energia gasta com a limpeza do ambiente. 


5. ALÉM DE PODER DE CURA, O PRESSENTIMENTO

- Todos nós, amantes de gatos, cientistas, pesquisadores e observadores, sabemos que eles têm a capacidade e a sensibilidade de pressentir muitos eventos.

- Há pouco tempo, em um centro de reabilitação em Providence, nos Estados Unidos, um gato previu a morte de 20 pacientes. O felino entrava no leito da pessoa, começava a ronronar e a se esfregar, e em no máximo 2 horas o paciente falecia. Isso ocorreu da mesma forma com todos os 20 pacientes desse centro. 

- Enfim, gatos são gatos! Cheios de mistérios, segredos, sabedoria, contatos com o divino, com a vida e com a morte, sem nunca perder sua real identidade e independência. 




6. ELES ENXERGAM ALÉM

Segundo Siria Maria Mohamed, "o olhar felino confere ao bichano um espírito apurado, capaz de penetrar nas camadas mais profundas da alma dos Seres Humanos. Através de seu olhar, o bichano pode perceber as intenções  de outros seres, por isso, ficam várias horas olhando fixamente para um objeto ou local. Os gatos expressam muito amor e carinho no olhar, além disso, quando estão caçando, possuem um magnetismo de atração semelhante ao olhar da cobra."


7. "GATOTERAPIA"

- De acordo com o Dr. Marcos Eduardo Fernandes, a importância dos animais de companhia em nossas vidas atualmente é incomensurável.

- "A zooterapia, terapia assistida por animais, teve início no Brasil na década de 50 com pacientes esquizofrênicos, e o primeiro animal utilizado foi o gato ('gatoterapia'). 



- Normalmente as pessoas apreciam o comportamento submisso dos cães e não gostam de autenticidade dos felinos, que só agradam ou recebem carinho quando querem. No entanto, admiramos pessoas independentes e autênticas! 

- Há inúmeros trabalhos científicos que demonstram o benefícios da terapia animal. Os gatos, através do comportamento sereno e contemplativo, atuam como um 'medicamento' para pessoas ansiosas e agitadas, ajudando-as no equilíbrio físico, mental e emocional. 

- A terapia assistida por animais é muito utilizada tanto nas patologias físicas, como a hipertensão, quanto nas psíquicas, como Alzheimer, depressão, esquizofrenia e autismo. 



- No caso dos gatos, não é somente a presença física do animal que beneficia o ser humano, pois esta espécie está envolta de muito misticismo. Algumas crenças antigas diziam que os gatos eram animais místicos, capazes de transmutar as energias negativas do ambiente. No Antigo Egito, a deusa Bastet (deusa gata) representava os poderes benéficos do sol."


Fonte: Mundo Felino

Nenhum comentário:

Postar um comentário