quarta-feira, 19 de junho de 2013

Projetos de humanização ganharão impulso em Praia Grande

Em breve, a cadela Satine não será a única a visitar os pacientes do Hospital Municipal Irmã Dulce. A organização não governamental (ONG) Cão Amor apresentou projeto à Comissão de Humanização em que se dispo­nibiliza, de forma voluntária, a desenvolver a Terapia Assistida com Animais (TAA).

A Pet Terapia, como a TAA é chamada, foi uma das primeiras ações de humaniza­ção implantadas no hospital após a gestão da Fundação do ABC – que completará cinco anos em 2013 –, por iniciativa da fonoau­dióloga Eliane Selma do Valle Blanco, dona da golden retriever. Diante dos ótimos resul­tados, a terapia deverá ser expandida com a parceria da CãoAmor, que tem por objetivo proporcionar momentos de recreação e con­forto a crianças e adultos por meio do serviço voluntário de visitas de cães treinados a hos­pitais, orfanatos, abrigos e asilos.

Outra ação que beneficiará os pacientes é a atuação do grupo Arco-íris, que se apresentou duas vezes no hospital e planeja iniciar trabalho regular na Brin­quedoteca da Pediatria. Trata-se de grupo feminino de adolescentes, mantido pelo Cen­tro Cultural Dalton Pedroso, que desenvolve ações filantrópicas.

Em outubro passado, as adolescentes pas­saram por capacitação por com os Médicos da Alegria da Unesp de Botucatu. Porém, o coorde­nador do grupo, Luiz Carlos Marono, escla­rece que não se pretende atuar como clowns (palhaços). “É um pouco diferente. Nós que­remos levar um pouco de alegria para as pes­soas, não só aos pacientes. Todos precisam de carinho e atenção”, diz.

Ambos os projetos já foram apresentados à comissão e encaminhados às diretorias Téc­nica/Clínica, Administrativa e de Enferma­gem para que possam entrar em vigor dentro das normas hospitalares. Com a aprovação, a comissão promoverá treinamentos espe­cíficos para a ONG CãoAmor e para o grupo Arco-íris sobre regras gerais, aspectos psico­lógicos do adoecimento, humanização e segu­rança, entre outros temas.

Fonte: Fundação do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário