quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pêlo Próximo em destaque no Portal R7

Projeto carioca incentiva a zooterapia

Cães ajudam a estimular o raciocínio e a coordenação motora

Do R7
 
Getty Images 
Foto por Getty Images
ONG recruta cães para tratar pacientes doentes

Por meio da TAA (Terapia Assistida por Animais, do original em inglês, "Animal Assisted Therapy") ou zooterapia, cães podem ajudar a estimular o raciocínio e a coordenação motora de pacientes doentes. Pensando nisso, um projeto do Rio de Janeiro incentiva o tratamento com a ajuda dos animais.

Os voluntários do Pelo Próximo – Solidariedade em 4 Patas visitam escolas e instituições que cuidam de crianças, idosos, adultos e portadores de necessidades especiais. O grupo realiza atividades como apresentação de agility (esporte que mede velocidade e habilidade do cão), boliche, futebol, contato direto com o animal e exercícios que estimulam o raciocínio e trabalham a coordenação dos pacientes.
 
A organizadora e psicóloga do projeto, Roberta Araújo, diz que a proposta é realizar um trabalho focado no cão, que é o principal instrumento.
 
 - Em cada visita, procuramos realizar um exercício diferente, adaptando o grau de dificuldade para cada situação. Esses animais promovem verdadeiros milagres, eles mudam completamente a rotina de nossos visitados, estimulam o raciocínio e principalmente recuperam a auto-estima dos pacientes.
 
Seu cão também pode ajudar

Seu cachorro pode ser um voluntário do projeto. Para participar, todos precisam estar vacinados, vermifugados e não podem demonstrar qualquer tipo de agressividade. Os bichos passarão por uma avaliação comportamental, que será realizada pelo adestrador e coordenadores do projeto.

O dono deve apresentar um atestado do veterinário comprovando a boa saúde do animal.

Para entrar em contato com a equipe do projeto Pelo Próximo, basta acessar o blog do projeto: www.peloproximo.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário