terça-feira, 20 de abril de 2010

“Projeto Pêlo Próximo” busca parceria solidária com empresas

Voluntários realizam visitas filantrópicas de pet terapia em várias instituições do Rio de Janeiro



Criado no Rio de Janeiro, o Projeto Pêlo Próximo – “Solidariedade em 4 patas”, tem por objetivo chamar a atenção  para a importância do trabalho da pet terapia. O  grupo, formado por voluntários, realiza um trabalho filantrópico de visitas a Instituições que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e escolas.

O grupo conta atualmente com 35 voluntários, dentre eles pode-se encontrar veterinário, adestrador, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, acupunturista, terapeuta ocupacional e uma estagiaria de pedagogia, que tem a função de estimular através da leitura a importância do respeito aos animais e esclarecer de forma lúdica a posse responsável.

O Projeto conta hoje com um staff de 23 cães, que realizam diversas atividades com pacientes, assim como contato direto com o animal; exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade fina dos pacientes; escovação; exercícios com arco; exercícios de estimulação usando o boliche e o futebol; além de apresentação de agility e show dog.

Nas visitas às instituições infantis, o Projeto conta com o “Pet Health”. Nessa atividade, as crianças assumem a função de médicos mirins, colocando máscaras de cirurgia e sendo incentivadas a explorar o corpo do cão no sentido de escutar seu coração, seus pulmões, simular aplicação de injeção, fazer curativos, medicar (com água) e finalizando, realizam o diagnóstico do animal. Essa atividade serve como estímulo ao raciocínio e a criatividade das crianças, ao mesmo tempo em que as conscientizam da importância que tem uma vida.

“Por se tratar de um projeto voluntário, não temos recursos. Toda a estrutura do projeto, como transporte, equipamentos e uniformes são adquiridos pelos próprios voluntários. Infelizmente, isso dificulta em muito o atendimento a todas as Instituições que solicitam nossas visitas pois, algumas são distantes do centro do Rio e temos voluntários que não possuem uma condução própria para irem até os locais. Estamos procurando parcerias com empresas que queiram ajudar oferecendo seus serviços ao projeto. Nosso sonho é poder atender a todos que necessitam do tipo de trabalho que realizamos, pois esses animais mudam completamente a rotina de nossos visitados recuperando, a curto prazo, a auto-estima dos pacientes facilitando sua melhora ou até mesmo sua cura.” - finaliza finaliza Roberta Araújo, coordenadora geral do projeto.

Para entrar em contato com a equipe do Projeto Pêlo Próximo, basta enviar um email para peloproximo@gmail.com ou acessar o blog do projeto www.peloproximo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário