segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dica de leitura

A obra de Karen Cristini tem um grande alcance, por basear-se na experiência e no sucesso da terapia com animais nos casos de paralisia cerebral por ela estudados. Além disso, a autora amplia o horizonte de suas observações até descobrir o importante papel que o convívio com animais desempenha como fonte de equilíbrio, tranqüilidade e paz.

Numa primeira parte evidencia os mecanismos de amadurecimento psicomotor, muito prejudicados, principalmente, nos casos de encefalopatia crônica não-progressiva, paralisia mental e autismo. Nesses casos se aplica amplamente a função terapêutica exercida pelo convívio com animais facilitando os diversos tratamentos psíquicos e fisioterápicos nos aspectos físico, cognitivo, emocional e social. Em nenhum momento, a Terapia Assistida por Animais (TAA) substitui a intervenção direta das demais modalidades terapêuticas (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psiquiatra, psicólogo, clínico geral e outros), mas sempre as complementa, trazendo indiscutíveis benefícios psicológicos, pedagógicos e sociais aos participantes.

A obra mostra que a TAA contribui positivamente nas modalidades terapêuticas tradicionais utilizadas no tratamento de crianças/adolescentes/adultos com necessidades especiais. Outros fatores interferem no processo, mas a experiência demonstra que o recurso à TAA abre a possibilidade de aplicar exercícios e funções que muitas vezes são impossíveis de ser realizados somente com o uso da terapia tradicional.

Após a implantação da TAA, a maioria dos pacientes passou a aceitar de forma mais agradável as intervenções da fisioterapia, da terapia ocupacional, da enfermagem e dos cuidados diários como higiene e alimentação; isso tornou as relações mais produtivas. Além disso, como outro aspecto positivo, obtivemos o vínculo prazeroso estabelecido entre terapeutas e pessoas com necessidades especiais.
   


Editora: PAULINAS - CATÁLOGO GERAL

Área(s): FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário