sábado, 14 de maio de 2011

Pêlo Próximo na Edição de Maio da Revista Atrevidinha

                                   Doutor Pet  
Descubra como o seu animalzinho pode melhorar a sua saúde simplesmente fazendo o que ele sabe de melhor: sendo companheiro!
 
Da próxima vez que você ficar brava por ter o seu cachorrinho no seu pé, pedindo e dando carinho, todo manhoso, pense duas vezes antes de chamá-lo de chato e dar um chega pra lá nele, afinal, isso pode mudar o seu dia! Fazer carinho e estar em contato com o seu pet ajuda a diminuir o estresse e traz uma enorme sensação de bem-estar. Pode até parecer besteira, mas o convívio com os animais faz toda a diferença para ter uma vida saudável e beeem longa, não só para você, mas para ele também. 

"Fazer carinho em um animal pode trazer, na mesma hora, alegria para uma pessoa que se sente sozinha ou mal-amada. E os animais também ficam felizes e demonstram isso retribuindo o amor e o companheirismo que damos a eles", afirma a veterinária Camila Guernelli. E o assunto é tão sério que existe até a Pet Terapia, que usa essa relação de amor e amizade entre seres humanos e animais para ajudar as pessoas a aumentarem sua autoestima e terem uma melhor qualidade de vida. E não precisa ser só os cachorros, não. Podem ser com gatos, coelhos, tartarugas... É só escolher seu pet preferido e ser feliz!


Saúde animal
Entre as diferentes terapias com animais, também existe a Atividade Assistida por Animais (AAA), que tem como foco principal a saúde. É o caso da equoterapia, um método de terapia que utiliza o cavalo para o desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Essas atividades oferecem diversão, motivação, educação e muitos benefícios terapêuticos.
"Temos vários casos de progressos feitos com a utilização da terapia com animais.
Um caso muito interessante foi o de uma menina autista que não reagia a nenhum estímulo, mas que acabou se rendendo aos encantos de um de nossos pet terapeutas, uma poodle toy vermelha. Ela acompanhou a cadela com o olhar, depois quis segurá-la e, por fim, acariciou a cabecinha dela. Foi inacreditável!", conta Roberta Araújo, coordenadora geral do Projeto Pêlo Próximo.
Se essa terapia alternativa (e animal) te surpreendeu e você quer um animalzinho, fique ligada! Animais também precisam de carinho, vacinas, comida, banhos e cuidados extras. Portanto, só diga sim para um rabinho abanando se tiver condições de fazer por ele o mesmo que ele pode fazer por você.

Quem deu as dicas foi Camila Guernelli, médica veterinária da Pet Center Marginal; Tatiane Ichitani, psicóloga, adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão; e Roberta Araújo, coordenadora geral do projeto Pêlo Próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário