quarta-feira, 1 de junho de 2011

Terapia com cães ajuda crianças com lesões neurológicas

 
Uma terapia para crianças com problemas neurológicos em que elas realizam diversas atividades na companhia de cães está trazendo alegria para os pacientes de uma entidade assistencial em Jundiaí, a 60 km de São Paulo. A “cão-terapia” é uma iniciativa da entidade Amarati e do setor de Zoonoses da cidade. Apesar de não ser a solução para todos os problemas, os progressos físicos e psicológicos são visíveis.

Por enquanto, seis crianças participam do projeto experimental, com animais que foram encontrados abandonados. Com um estetoscópio, aparelho usado por médicos para ouvir os sons emitidos pelos órgãos do corpo, as crianças ficam sabendo mais sobre como funciona o corpo de seus novos amigos.

Um dos cães foi encontrado com sintomas de envenenamento. Ele foi tratado na Zoonoses e após uma avaliação de comportamento percebeu-se que ele poderia se adaptar muito bem ao projeto. Outro foi resgatado por uma entidade de proteção animal, e nós verificamos que ela tinha um perfil bastante adequado para essa atividade.

Este é o primeiro mês do projeto experimental, que deve se estender por um período de seis meses. Os profissionais da entidade assistencial acreditam que os cães ajudam a motivar as crianças para as atividades psicológicas, físicas e pedagógicas.

“Percebemos uma motivação maior, motivação para o movimento, na fisioterapia, motivação para o aprendizado pedagógico, e na parte emocional, o vinculo, e a possibilidade de se contatar com o animal”, conta Margarete Murari, diretora técnica da Amarati.

A direção da entidade quer saber no final de seis meses quais os avanços concretos que os cães proporcionam ao tratamento dos pacientes. 




Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário