segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crianças da Apae participam do Projeto ‘Pêlo Próximo’

O grupo do Projeto Pêlo Próximo – Solidariedade em Quatro Patas – se apresentou no último sábado (08/10), na Escola de Educação Especial da Apae de Nova Iguaçu Professora Sheila Gama, no bairro Jardim Margarida.  A visita, promovida em parceria com a Prefeitura, teve como objetivo chamar a atenção para a importância do  trabalho de pet terapia, que utiliza o contato com animais para fins terapêuticos. O grupo apresentou uma encenação sobre a importância de se tratra bem os animais.


A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Marques, explicou que o trabalho realizado pelo Projeto Pêlo Próximo é fundamental  para  auxiliar diversas atividades dos alunos. “O convívio com os animais ajuda a desenvolver a afetividade, psicomotricidade, autoestima e senso de responsabilidade, entre outros benefícios”, concluiu a secretária.  A proposta é levar o Projeto Pêlo  Próximo à Escola Municipal Paul Harris e ao Ciesp Castorina Faria Lima.


A microempresária Roberta Araújo é uma das coordenadoras do Projeto Pêlo Próximo. Ela explicou que a iniciativa surgiu da vontade de um grupo de pessoas em mostra os benefícios do contato com os animais. “Fizemos pesquisas e cursos para montarmos as equipes com os cães. Quero destacar que é fundamental que as pessoas tratem bem os animais, alimentando-os e mantendo-os sempre limpos. As crianças adoram cachorros e interagem muito bem com eles nos nossos trabalhos”, disse Roberta, acrescentando que a equipe conta com 35 voluntários de diversas áreas e 30 animais.


Adestradora do Projeto Pêlo Próximo, Elaine Natal, enfatizou que é feita uma avaliação com os cães para testar a agressividade deles com brinquedos, pessoas e outros animais. A outra etapa é ensinar o cachorro a ficar “insensível” a diversos fatores como gritos e barulhos de cadeira de rodas, por exemplo. “Esse trabalho leva uns dois meses, mas é gratificante saber que podemos ajudar na recuperação das pessoas. Isso  não tem preço”, resumiu, enquanto observava os voluntários na quadra com os cachorros e alunos.


A estudante Nayara Chaves, 12 anos, deixou a mãe Silvanete Ferreira, 34, sentada na cadeira e foi brincar com os cães.  Silvanete disse que gostou da iniciativa da Prefeitura em trazer o Projeto Pêlo Próximo para interagir com as crianças. “A Nayara adora cachorros. Ela tem um, o Snoopy, e brinca muito com ele”, disse a mãe, observando a filha deitada na barriga de um dos cães do projeto.


Andando de um lado para o outro na quadra, Amanda Gonçalves Rocha, 6, não parou um só minuto de brincar com os cachorros. Observada de perto pela mãe Miriam Gonçalves, 32,  a menina alisou o pêlo e abraçou os cães. “A Amanda adora bichos. Ela é hiperativa. Compramos um cachorro e percebemos que ao interagir com o cão ela ficou mais calma”, contou Miriam.

Ao final do evento, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Iguaçu, Maria Leonor de Almeida Esteves, e o diretor da   Escola de Educação Especial da Apae de Nova Iguaçu Professora Sheila Gama, Wanderley Sabino, concederam moções de honraria aos integrantes do Projeto Pêlo Próximo.

Mais informações sobre o Projeto Pêlo Próximo podem ser obtidas pelo telefone 9622-8392 (Roberta) ou pelo site www.peloproximo.com.br. O email do projeto é: peloproximo@gmail.com. 


Fonte: Correio Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário