segunda-feira, 19 de março de 2012

Cãoterapia em prisão de Madrid

A Fundação Affinity levou ao estabelecimento prisional madrileno de Valdemoro o seu programa de Terapia Assistida com Animais de Companhia em Centros Penitenciários para apoiar a reabilitação dos detidos, conta o jornal espanhol El Mundo.


O projeto proporciona uma interação entre os detidos e cães, que funcionam como “ferramenta terapêutica” para tratar de problemas de autoestima, comunicação e de desenvolvimento de valores.


Os reclusos selecionados para a terapia têm que desempenhar um conjunto de tarefas com os animais num horário pré-definido. Tanto as agradáveis, como passear os cães ou obrigá-los a fazerem exercício físico, como menos agradáveis, como a de recolher os excrementos.


Valdemoro é a primeira prisão de Madrid autorizada pela Direção Geral das Instituições Penitenciárias a desenvolver este projeto da Fundação Affinity, presente já em 16 estabelecimentos em Espanha e “única no mundo”, segundo os seus responsáveis.


“O programa faz parte do seu sucesso terapêutico e tem efeitos positivos, mas difíceis de quantificar”, sublinha Dolores Muelas, subdiretora de Tratamento no centro. E acrescenta: “O que se nota é que os prisioneiros estão mais relaxados e que não têm processos disciplinares”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário