sábado, 17 de março de 2012

Visita no Sodalício da Sacra Família em Jacarepaguá

Cães usaram coletes especiais para estimulação dos sentidos das internas 



Os cães co-terapeutas do Pêlo Próximo, visitaram nesse sábado (17) em parceria com o E-Solidário, a Sodalícia Sacra Família, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. A instituição abriga e cuida de 44 de idosas com deficiência visual.

A visita ao Abrigo teve como objetivo a estimulação tátil das idosas, trabalhando a motricidade fina, a sensibilização nas pontas dos dedos (já que com a idade os idosos perdem a sensibilidade nas extremidades), a criatividade e a imaginação das idosas. Por se tratarem de deficientes visuais, todo o trabalho foi direcionado aos outros sentidos: tato, olfato e audição.
Dois cães usaram coletes especiais para atender as necessidades dos exercícios a serem aplicados. Os coletes criados exclusivamente para essa atividade possuem diversos compartimentos com graus diferentes de dificuldade para estimular o interesse e a curiosidades das idosas, com diversos materiais de texturas e de formas diferentes.

- “Foi muito gratificante ver a interação entre essas idosas e os cães co-terapeutas. Elas foram altamente receptivas e realizaram as atividades desenvolvidas, com os coletes, com alegria e descontração. Tais atividades se destinaram a estimular desde o tato até o olfato das idosas, já que são deficientes visuais e necessitam fazer uso desses sentidos para se darem conta do odor, das formas, texturas e tamanho dos objetos. Com isso elas buscam na memória a definição dos materiais encontrados pendurados ou nos bolsos desses coletes".- finaliza Roberta Araújo, coordenadora do Projeto Pêlo Próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário