sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cão Guia, Cão Assistente e Cão Ouvinte

Já ouvimos e vimos por ai sobre os cães guia, o que não se sabe é que além do Cão Guia que é treinado para cegos e deficientes visuais (Guide Dog), existem também o Cão Assistente (Assistant Dog) treinado para pessoas com outras deficiências ou limitaões e o Cão Ouvinte (Hearing Dog) treinado para surdos e deficientes auditivos.

CÃO GUIA

O Cão Guia é treinado para ajudar cegos ou deficientes visuais. Eles ajudam essas pessoas evitando os obstáculos que elas não podem enxergar. Esses cães param na sarjeta e degraus para que a pessoa não se machuque e também param quando tem carros transitando na rua e é perigoso atravessar.

A coleira curta e em formato de U serve para encorajar a relação entre o cão e seu parceiro cego. Nessa relação, o papel do humano é dar comandos direcionais, enquanto o papel do cachorro é assegurar a segurança do “time”, mesmo se para isso tiver que desobedecer um comando.

Labradores, Golden Retrievers e Pastores Alemães assim como outras raças de porte grande são especialmente educadas, socializadas e criadas por mais ou menos um ano por voluntários, depois são treinados por treinadores profissionais durante 4 ou 6 meses antes de serem colocados com seus donos cegos.

CÃO OUVINTE

Muitas pessoas nem sabem da existência desses cães treinados para ajudarem surdos e deficientes auditivos. Eles ajudam essas pessoas alertando- os de sons como campainha, batidas na porta, bebê chorando, despertador, campainha do forno, alarme de incêndio ou até mesmo quando o nome do seu dono é chamado. Os cães são especialmente treinados para alertar seus donos por meio de contato físico e leva- los até a fonte do som.

Cães ouvintes são geralmente cães de raças misturadas que foram adquiridos em abrigos para animais e costumam ser de porte pequeno ou médio. Anterior ao treinamento formal de resposta aos sons os cães recém adotados são criados e socializados por voluntários. Cães ouvintes são identificados por suas coleiras ou vestes de cor laranja.

CÃO ASSISTENTE

Cães assistentes são treinados para auxiliar pessoas com outros tipos de deficiência que não seja visual ou auditiva e também auxiliam idosos. Com treinamento especial, esses cães ajudam a aliviar as dificuldades das pessoas com outras deficiências. Eles podem ser treinados para trabalharem com pessoas que usam cadeiras de rodas manuais ou elétricas, pessoas com problemas de equilíbrio, pessoas com diferentes tipos de autismo, pessoas com riscos de convulsões, enfartos ou desmaios, pessoas que precisam ser alertadas sobre problemas médicos como taxa de açúcar no sangue ou pressão alta e baixa e pessoas com transtornos psiquiátricos.

Esse cão, especialmente treinado pode alcançar objetos que estão fora do alcance de seu dono, pode puxar cadeira de rodas, pode abrir e fechar portas, ligar e desligar luzes, latir para indicar que ajuda é necessária, encontrar alguém e levar esse alguém até seu dono que precisa de ajuda, também dão assistência em ambulatórios ajudando pessoas a caminharem servindo de contrapeso concedendo- lhes equilíbrio e muitas outras coisas necessárias a pessoas com alguma deficiência.

Cães assistentes costumam ser resgatados de abrigos para animais ou gerados em programas de seleção de procriação e permanecem sob os cuidados de voluntários até seu treinamento formal. A maioria dos cães assistentes são Golden Retrievers ou Labradores Retrievers. Cães assistentes podem ser identificados por uma mochila nas costas ou arreios.

Fonte: Blog Deficente Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário