sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como os animais podem auxiliar pessoas com depressão?

É comum ouvirmos de pessoas com depressão relatos sobre o modo como se sentiram forçadas a levantar da cama para alimentar seu animal de estimação, dar-lhe água ou até mesmo levá-lo para passear.
A princípio, estas pessoas acreditam que estão fazendo isso apenas em prol do seu animal. Porém, o que ocorre é um importante estímulo proporcionado através das necessidades do bichano.
Quando uma pessoa se encontra em depressão é mais fácil  fazer algo por alguém querido do que por ela mesma. Neste caso, o fazer algo é ainda mais facilitado, primeiramente pela dependência direta que o animal possui e depois por se tratar de um verdadeiro companheiro, que encontra-se ao nosso lado todo tempo, independente  do nosso estado de humor, aparência e principalmente, que nos aceita como somos, não faz julgamentos, críticas ou cobranças.
Estes cuidados para com o animal também pode fazer com que a pessoa sinta-se realmente importante e útil, elevando sua auto estima.
E ainda, associado a estes cuidados importantes a saúde e bem estar do animal, estará a atividade física de seu tutor,  e o contato social casual, através da  interação facilitada com outras pessoas que também possuem afinidades com animais.  
Os animais são verdadeiros companheiros, amigos para todas as horas, simbolizam aceitação. Eles afastam a solidão e é uma importante fonte de inspiração para música, arte, exercícios e diferentes atividades. Proporcionam sorrisos e encantamento, transmitem sensações de bem estar e tranquilidade, estimulam a liberação de importantes hormônios e neurotransmissores, envolvidos no processo de cura da tristeza e da depressão. 
Cada vez mais, estudos científicos descrevem importantes mudanças fisiológicas e psicológicas obtidas através do contato com os animais de estimação.


SILVA, M.R. Estudos sobre os benefícios da interação ética entre homens e animais. Cursos Zooterapia. http://www.cursoszooterapia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário