- A fisioterapeuta pode tornar mais excitantes os exercícios usando um cão como motivador;
- A fonoaudióloga pode facilmente sugerir para uma criança ler uma estória para um ouvinte peludo muito atento, e que não repara em eventuais erros;
- Uma criança agressiva pode aprender a treinar um cão ou um cavalo usando apenas reforço positivo. Pode aprender a fazer outro ser vivo fazer o que ela quer apenas com carinho e recompensa;
- Uma orientadora educacional pode quebrar o gelo com alunos apenas com a presença do cão na sala ou com um passeio à cavalo nos arredores da escola;
- Uma criança com necessidades especiais pode ser responsável por alguém, pode ter um ser vivo que dependa dos seus cuidados e de seu amor. Os efeitos na auto-estima, na coordenação motora e nas habilidades sociais são impressionantes;
- Um cão de terapia pode auxiliar na avaliação permitindo ao terapeuta observar comportamentos de interação que a criança pode deixar de exibir sem o cão. Na terapia, dependendo da situação, a criança pode ser capaz de relatar ao cão ou irá se sentir como se tivesse uma companhia não crítica ou julgadora em que possa confiar.
- O uso de animais na terapia facilita a expressão de sentimentos dos idosos. O diálogo sobre os bichos remete a outros assuntos, como conflitos pessoais e dificuldades características da idade.
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