sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Animais como suporte ao desenvolvimento infantil

Winnicott, um psiquiatra que desenvolveu muitas pesquisas na área do desenvolvimento infantil, sempre pontuou a importância do ambiente saudável para um melhor crescimento da criança e da sua percepção em relação ao mundo. Objetos e estímulos usados nas brincadeiras são itens que acrescentam no conhecimento dos pequenos.
Os animais são uma ferramenta eficiente de conexão das crianças com algum tipo de dificuldade em relação aos fatores externos. Um caso que ilustra bem essa ideia é o do garotinho Lorcan Dillon, um inglês de sete anos.
Os pais de Lorcan perceberam que o menino era diferente logo no jardim de infância, pois ele conseguia conversar com os pais em casa, mas não interagia com as outras crianças e adultos. Aos três anos o garoto foi diagnosticado com uma condição rara, o mutismo seletivo, que afeta três em cada dez mil crianças. Esse tipo de mutismo pode ter várias causas, desde problemas auditivos ou na fala como também traumas e ansiedade.
As mudanças na vida de Lorcan
Jayne Dillon, mãe do garoto, conseguiu uma gatinha através da Cat’s Protection ( http://www.cats.org.uk/ ). Ela pensou que ter o bichinho, batizado de Jessy-Cat, fosse mais como uma atividade complementar no dia-a-dia de Lorcan. Sem querer, Jessy-Cat trouxe uma melhora notável na vida do menino.
Lorcan passou a se comunicar com a gata, incluir ela nas suas ações diárias e pela primeira vez ele falou com algo externo ao ambiente doméstico. Segundo Jayne, o principal benefício foi o aumento da autoconfiança do filho. Em consequência disso, Lorcan fala com a professora e consegue ler para ela, algo incrível e até inesperado para portadores do mutismo seletivo.


Fonte: Espaço Terapia Assistida por Cães

Nenhum comentário:

Postar um comentário