quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cadela doada pela Ong LOBO ajuda no tratamento de idosos em São Desidério

Batizada de Pipoca, a “cadela terapeuta”, que vive no Centro de Convivência do Idoso, auxilia no desenvolvimento psicológico e físico dos moradores


Os benefícios que um bicho pode trazer ao ser humano são inúmeros. Prova disso, é a Terapia Assistida por Animais (TAA), uma excelente alternativa para melhorar o desenvolvimento psicológico e físico de pacientes. Pensando nisso, a Ong Liga de Ordem para Bichos Órfãos – LOBO doou no fim do ano passado, a cadela Pipoca, de 3 anos, uma SRD (sem raça definida), com traços de Golden Retriever. Castrada, dócil e tranquila, ela tem sido uma influência motivadora na qualidade do tratamento de mais de 14 idosos do Centro de Convivência, localizado em São Desidério.

 “Os antigos tutores de Pipoca a deixaram no abrigo da LOBO por motivo de mudança, a maior justificativa apresentada para os inúmeros abandonos de animais. Certo dia, fui procurada pela médica voluntária do Centro de Convivência do Idoso de São Desidério. Segundo a mesma, havia um gato que morava neste local, mas que acabou sumindo, o que terminou por deixar os idosos bastante tristes. Como gatos perambulam mais, ela sugeriu então levar um cão para viver dentro do Centro. Naquele momento, pensei justamente em Pipoca, por ser tão mansa – ela morava no gatil da Ong”, explicou a sócio-fundadora da LOBO, Janete Lauck.
 Segundo Lauck, Pipoca se chamava Hanna, mas depois que foi morar no Centro de Convivência do Idoso, passou a ser chamada assim, pois uma das idosas possuía uma neta com o primeiro nome do animal. Pipoca, a “cadela terapeuta”, recebe todos os cuidados veterinários, além de ser adorada pelos idosos.
 Segundo a diretoria do Centro de Convivência do Idoso, o principal objetivo da adoção da cadela foi a ressocialização dos moradores do espaço, bem como o estímulo físico e mental. Uma TAA trata-se de um processo terapêutico no qual um animal é parte integrante do tratamento. As sessões são dirigidas por um profissional de saúde, com objetivos específicos e com a finalidade de promover melhorias no funcionamento físico, social, emocional e/ou cognitivo dos pacientes.
 Diversas pesquisas pelo mundo dão conta dos valiosos benefícios da relação paciente e animais. Uma delas afirma que a TAA diminui a percepção da dor e ansiedade, aumenta o nível de endorfina, ajudando a minimizar os efeitos da depressão, atenua a solidão, melhorando consideravelmente o comportamento social e aumentando o desejo de lutar pela vida.
 Conforme a diretora do Centro de Convivência do Idoso, Valbenia Moreno, a cadela alegrou o ambiente e vem contribuindo para suprir a carência afetiva dos moradores. “É fácil perceber a amizade e o carinho dos idosos com Pipoca. Muitos não recebem visitas de parentes ou amigos. Então, através do convívio com esse animal, eles dão e recebem amor”, destacou Moreno.


 SERVIÇO
LOBO – Rua do Bambuzinho, nº 120-A, Loteamento Maria Percília (próximo a garagem da Real Expresso e da antiga boate Emporium), saída para Brasília.
Telefones: (77) 9975-2338/9912-942/9161-7445

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário