quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa

15 de junho de 2010


O envelhecimento populacional é, sem dúvida, um fenômeno mundial e vem acontecendo de maneira acelerada causando uma série de transformações principalmente sociais e econômicas, além de muitas preocupações. Uma delas é o aumento da violência contra a pessoa idosa. E a maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar.
No Brasil, as violências contra idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação, são freqüentes as denúncias de maus-tratos e negligências. E no lar onde convive com a família, que é a chave da sociedade, o elemento básico, não como lugar, mas sim como relação, que ocorre choque de gerações.
Assim, buscando romper com esse pacto do silêncio a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem com principal objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos.
É preciso formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger nossos idosos.

Um comentário:

  1. Amigos do Pêlo....

    É bem verdade isso... a minha mamis fez o mestradod ela, lá na USP, naSaúde Pública... e o tema foi justamente esse.... na época foi um dos primeiros trabalhos nessa área.... assim como nós amiguinhos de quatro patas, sempre os mais frágeis sofrem as piores agressões né??
    Bem lembrado!!!
    Beijinho,

    Scu

    ResponderExcluir