domingo, 10 de abril de 2011

Jornal Rio Carioca divulga o nosso trabalho

‘Cães terapeutas’ ajudam a tratar depressão e Alzheimer

‘Pet terapia’ conquista espaço em casas de reabilitação no Rio.

Idosos com Alzheimer, portadores de necessidades especiais, além de crianças e adultos com depressão podem obter avanços no quadro clínico graças ao contato com cães. A afirmação é da ONG Pêlo Próximo – Solidariedade em 4 patas”, que utiliza a chamada “pet terapia” (terapia realizada com a presença de animais) para ajudar no combate a doenças e ainda estimular o respeito ao animal, esse lindo trabalho realizado pelo grupo é totalmente filantrópico.
São 35 “cães terapeutas”, de diferentes raças,duas calopsitas e 35 voluntários no projeto, entre veterinários, adestradores, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, acupunturistas e terapeutas ocupacionais.
De acordo com a coordenadora do grupo, Roberta Araújo, os animais realizam atividades para trabalhar o raciocínio, como a escovação, exercícios com arco, boliche e futebol, além da apresentação de show dog.
“A vantagem do cão é que o amor dele é incondicional. Para ele não tem preconceito. Em visitas a idosos, você vê um idoso que não levanta a mão pra pegar um copo de água, mas ele abaixa o tronco pra fazer carinho no cachorro, ele penteia o cachorro, que é um exercício de extensão dos membros. Se o paciente é “cadeirante”, é um tipo de exercício, se é idoso, é outro”, explica Roberta.
Para as crianças, há ainda o “pet health”, quando os cães viram os pacientes e os pequenos, os médicos. “Eles escutam o coraçãozinho do cachorro, examinam os olhos, dão injeção com seringa sem agulha, enfaixam a patinha”, exemplifica.
O Projeto conta com o apoio da Associação Brasileira de Alzheimer do Rio de Janeiro.
 
EQUIPE DO PROJETO:
Roberta Araújo
Coordenadora Geral do Projeto
Dra. Luciana Pelagaggi
Terapeuta Ocupacional
Dra. Magali Verônica
Fisioterapeuta e Acupunturista
Dra. Andréa Lambert
Veterinária
Elaine Natal
Comportamentalista e Adestradora

 Para ler a matéria original clique na imagem abaixo:

Um comentário:

  1. Amo gente e amo animais, se algum dia puder, farei isso.http://www.google.com.br/url?url=http://veronicasemljanos.blogspot.com/&rct=j&sa=X&ei=O94uT7_wBIi9twfMg7wB&ved=0CC8Q1AUwAA&q=VARIEDADES+DA+TERAPEUTA+OCUPACIONAL+VERONICA&usg=AFQjCNENyit9cSXkGy99k_BZ1n4ZdvXp_g

    ResponderExcluir