quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ONG aposta em cãoterapia para crianças e idosos

Os cães são os melhores amigos do homem há bastante tempo. O que pouca gente sabe é que a interação com esses animais de estimação pode auxiliar o tratamento de pacientes convalescentes, idosos e crianças nas áreas de psiquiatria e fisioterapia. A “cãoterapia” vem sendo empregada com sucesso em hospitais, creches, escolas, orfanatos e asilos da cidade de Guarulhos (Grande São Paulo) pela ONG Vida em Prosa.

O projeto “Terapia em Prosa” se divide em três segmentos: Terapia Assistida por Animais (TAA), Atividade Assistida por Animais (AAA) e Educação Assistida por Animais (EAA). Atualmente, o projeto conta com as cãoterapeutas Pérola, da raça kuvasz, e Hera, da raça pastor belga malinois.

A terapia assistida por animais é aplicada desde o século XIX e foi aceita pela comunidade científica pelos bons resultados alcançados. No Brasil, ela foi introduzida pela médica Nise da Silveira na década de 50 para o tratamento de pacientes psiquiátricos.

A presença dos animais serve para descontrair o ambiente em hospitais, escolas e asilos por facilitar a socialização e a comunicação entre as pessoas. O animal funciona como uma parte integrante de processo, e não como o tratamento. Sua presença deve ser aliada ao suporte de médicos, psicólogos, assistentes sociais, professores e cuidadores.

A ONG Vida em Prosa conta com a ajuda de voluntários. Quem quiser participar pode auxiliar em feiras de adoção, no transporte de animais, fornecendo lares temporários, divulgando animais para adoção, doando ração, cobertas, medicamentos, casinhas ou ajudando financeiramente. 

Fonte: Papo de Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário