domingo, 31 de outubro de 2010

Pet Terapia alegra pacientes do Mário Covas

ROSÂNGELA DIAS
DE SANTO ANDRÉ PARA O DIÁRIO REGIONAL

O Centro de Reabilitação do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, realiza hoje festa em comemoração ao Dia das Crianças dedicada aos pacientes que estão em processo de reabilitação. A confraternização, que ocorre desde 2005, contará neste ano com a participação de nove cães-terapeutas do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (Inataa).

A organização não-governamental possui 61 animais que prestam serviços mensalmente para crianças, adolescentes, adultos e idosos de quatro instituições asilares, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e do Núcleo Integrado de Reabilitação do Hospital Santa Marcelina.

Para Isabelle Martins Squarcino, vice-coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina do ABC e uma das coordenadoras do Centro de Reabilitação do Hospital Mário Covas, a iniciativa é importante para o processo de recuperação dos pequenos, já que alguns possuem problemas de movimentação ou estão em processo de recuperação cirúrgica. “As crianças geralmente gostam de cachorro e isso faz com que interajam mais”, argumentou.

Além da participação dos cães, também está prevista a entrega de presentes. Um deles foi confeccionado por um grupo de pacientes com doença de Parkinson e que fazem os presentes a partir de sucatas e brinquedos usados. A iniciativa faz parte do Programa de Humanização do Ambiente Terapêutico e também conta com a participação de alunos de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

“Acreditamos que a humanização precisa ser inserida desde a graduação”, explicou Isabelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário