segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quiosque em Camboinhas, na RO, incentiva a educação com leitura

Até um cão ‘participa’ do encontro, despertando ainda mais o interesse dos pequenos. Iniciativa inovadora acontece uma vez por semana no bairro da Região Oceânica

Sofia é uma labrador de quatro anos. Ela ajuda na educação de crianças, principalmente aquelas que têm déficit de atenção devido à hiperatividade. No quiosque Ki Gelado, em Camboinhas, toda quinta-feira, às 18 horas, ela receberá crianças de 7 a 11 anos, que lerão livros para ela. O objetivo é que com a interação com o animal, os pequenos criem consciência do que é o “certo”, além de adquirirem o hábito da leitura.

A iniciativa é da dona de Sofia, Samantha Torres Ueda, dona do quiosque e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Huelva, na cidade do mesmo nome, na Espanha. Segundo ela, junto com a atividade, no local haverá show com bandas de rock de Niterói.

“Sofia foi treinada para lidar com crianças e idosos por Ana Paula Freitas, especialista em comportamento de labradores. Quero formar uma turma de até 15 alunos, de ambos os sexos e incluir até crianças portadoras da Síndrome de Down, para que o restante da turma aprenda a conviver com as diferenças”, explicou Samantha.

“Fiz isso em 2005, quando estudava Ciências Desportivas na Universidade de Coimbra, em Portugal, com 90 crianças durante seis meses. Os resultados foram maravilhosos e me estimularam a implantar o projeto no Brasil. Ele se chama Projeto Solares, de desenvolvimento de consciências”, contou Samantha, que retornou ao Brasil há cinco anos.

Sofia é muito dócil. Encanta quem a vê. Conseguiu a proeza de conquistar a confiança de Mariana Gomes, de 5 anos, que sempre teve verdadeiro pavor de cães. Até que ontem, ao ter contato com a cadela, foi se aproximando aos poucos e logo fez carinho em Sofia. 
Quem quiser inscrever seus filhos no projeto, basta procurar o quiosque Ki Gelado, conhecido também como 4ª Via, diariamente, das 8 às 18 horas e falar com Samantha ou Emerson. A participação é gratuita.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário