terça-feira, 30 de novembro de 2010

Crianças internadas participam de Pet Terapia

A ação leva animais ao Irmã Dulce como complementação ao tratamento clínico
Autor: Jairo Marques
Ação leva animais ao Irmã Dulce
Quem visitou a Ala Pediátrica do Hospital Municipal Irmã Dulce na quinta-feira (18) ouviu risos e conversas, itens tão incomuns entre pacientes internados. O motivo foi a visita da cadela da raça border collie chamada Serena, do Canil Municipal, que trouxe mais alegria às crianças do hospital. O trabalho, realizado há aproximadamente um ano, leva os animais ao Irmã Dulce como complementação ao tratamento clínico do paciente.

A pequena Rayanny da Silva Croce, de 8 meses, internada há 3 dias por broncopneumonia, não quis sair de perto de Serena. Sua mãe, Jacy Nayara Kaoanne Silva Brito, notou que a filha ficou mais feliz após a Pet Terapia. “Ela já estava melhor, mas ainda não queria engatinhar, ficava só quietinha. Agora parece que ela está melhor ainda, ficou o tempo todo brincando. Ela se divertiu bastante”, explicou.

Kairan Souza Santos, de 10 anos, internado há 12 dias por diabete, também brincou bastante com Serena. Valéria dos Santos, mãe de Kairan, explicou a importância do trabalho. “A visita é ótima, pois as crianças estão aqui há dias sem sair, sem praticamente ver o mundo lá fora. Além disso, meu filho adora cachorro”.

O inspetor responsável pelo Canil, o guarda civil municipal Wagner Geraldo da Silva, explicou como são realizadas as atividades. “A gente vai aprimorando os comandos do animal a partir das visitas que fazemos. A idéia é que as crianças possam cada vez mais interagir com a Serena, que é uma cadela super dócil”, explicou.

Segundo a fonoaudióloga Eliane Selma do Vale Blanco, os efeitos da Pet Terapia completam o tratamento do paciente. “Notamos resultados no comportamento das crianças durante a visita e também após a passagem do animal. Elas ficam mais tranqüilas, passam a se alimentar melhor, ficam mais alegres e as que estavam agitadas ficam mais calmas”.

A fonoaudióloga explicou ainda que as atividades também geram efeito no tratamento de adultos. “Eles sempre relembram dos animais que já tiveram, tratam com ternura e carinho o cachorro. Dá para perceber uma grande melhora no astral deles”.

Quanto aos cuidados tomados antes das visitas, Eliane Blanco explicou que todos os animais são vacinados e limpos. “O animal, além de já ter sido vacinado, antes de entrar no hospital toma banho e tem as patas higienizadas. A única orientação que damos aos pais é que lavem as mãos das crianças após as visitas”.

A Pet terapia não é indicada a pacientes em isolamento ou com quadro respiratório grave.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário