segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O PODER DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO O PODER DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

O animal, que antes servia apenas de suporte, evoluiu também para animal de estimação. Sua relação com o ser humano tornou-se tão complexa que ao entrar para uma família, ele é capaz de provocar alterações no comportamento de todos os seus membros. Dos animais domésticos, o cão é uma das espécies mais brincalhonas que existe. Agitação e irreverência são as características comuns a muitos deles. A natureza alegre de um cão saudável é uma das maiores satisfações para o seu dono, por isso não é necessário sublinhar como é benéfica a relação entre uma criança e um cão. Para a criança, o cão torna-se um privilegiado e companheiro inseparável de brincadeiras. Com todos os avanços da ciência, pesquisas mostram que o convívio com os animais é considerado um dos melhores recursos terapêuticos. Os animais domésticos passaram a ser considerados importantes na sociedade, por oferecer apoio emocional. Marty Becker no livro “O poder curativo dos bichos” deixa claro que os animais de comportamento dócil, trazem ao ser humano momentos de tranquilidade e alegria. Nesses momentos principalmente, as pessoas deixam de lado seus problemas, dores, insatisfações, seus momentos de solidão e tristeza; sentem-se mais dispostas a falar com os animais, pois estes os retornam um olhar não julgador e não crítico. Além disso, a simples presença de um animal de estimação pode ser relaxante, ajuda a diminuir a pressão sanguínea e o estresse.

Nos idosos, sabe-se que o animal proporciona a melhora da autoestima devido ao contato físico e ao despertar do senso de responsabilidade. Pelo fato de terem que cuidar do bicho, as pessoas mais velhas passam a se sentir úteis. A introdução de animais em asilos é uma boa forma de recreação e socialização Tal técnica refere-se a Pet Terapia realizada com cães, que teve origem aproximadamente no século XVIII na Inglaterra, onde foi descoberto que a presença do bicho traz benefícios psicológicos, pedagógicos e sociais ao paciente, principalmente às crianças, pois o convívio com cães exerce efeitos benéficos no comportamento afetivo. Com as crianças, os cães estabelecem uma comunicação recíproca que possibilita um desenvolvimento da autoestima, respeito, companheirismo, visão de futuro e ainda estimula a liberação de substâncias que podem ser benéficas ao organismo, como endorfina e adrenalina. O convívio com os bichos de estimação pode ajudar na recuperação de diversos problemas de saúde. Essa premissa já foi comprova através de vários estudos e experiências realizadas em hospitais, a até mesmo em casa onde animais ocupam um espaço totalmente privilegiado dentro da família, ou como filho ou até mesmo o irmão mais próximo.
Conforme estudos os benefícios da Pet Terapia são: Diminuição da pressão sanguínea e freqüência cardíaca; Calmante e antidepressivo; Melhora do sistema imunológico; Estímulo da interação social; Melhora da capacidade motora; Diminui quantidade de medicamentos utilizada; Melhora a autoconfiança e autoestima. Visitas semanais aos hospitais com cachorros, coelhos, tartarugas entre outros, são realizadas no intuito de trazer conforto e tirar o foco da doença. A proximidade entre um e outro é outra singularidade a considerar. O cãozinho se deixa tocar e acariciar, e está sempre pronto para mostrar sua satisfação, sua entrega, seu afeto. Se as pessoas de uma maneira geral precisam desse contato íntimo, quem dirá um idoso carente e solitário. Dar e receber um afago, um chamego, um cafuné produz um efeito terapêutico. Além disso, é muito difícil sair para passear com um cachorro, por exemplo, e não ser abordado por alguém querendo brincar ou saber algo sobre ele. O círculo social aumenta, o mundo se amplia. Nas locadoras segundo Maurício da Silva da Star Vídeo, os filmes com animais são muito procurados. A sensação do momento é o filme “Sempre ao seu lado” que não para na prateleira, até por ser um fato verídico e “Marley e Eu” também é procurado. “Quando os clientes pedem estes filmes nota-se uma identificação porque a maioria tem animal de estimação”, comenta Maurício. Já para Márcio Dihel Forte ter um cão de estimação não foi só uma troca, foi responsabilidade “Ganhei um linguicinha quando tinha 13 anos de idade a proposta dos meus pais era para que eu tivesse a responsabilidade de cuidá-lo, passou os anos, então a responsabilidade passou a ser companheirismo e ele de irmão mais novo passou a ser meu avô, com suas manias , que eu respeitava. Ele morreu com 15 anos, sinto saudades”, comenta Márcio, A Pet Terapia é aplicada também com outros animais como coelhos e gatos, porquinho da índia, por exemplo, animais de pequeno porte. Os peixes em aquário e pássaros apesar de não poder ter contatos físicos, transferem para quem os cuida a mesma tranquilidade. No entanto cavalos, pôneis e bezerros também são animais muito queridos pelas pessoas.

Fonte: Jornal de Canela

Nenhum comentário:

Postar um comentário