terça-feira, 9 de novembro de 2010

Terapia Assistida por Animais

Os animais domésticos além de serem excelentes companheiros, trazem grandes benefícios para o homem.
Hoje o programa Manhã Viva falou desta linda e beneficente relação do animal com o homem.
Quem, na infância, não quis ter um animalzinho de estimação em casa? É sempre gratificate a companhia de um animal de estimação, as alegrias do contato com os bichos e seus benefícios vão muito além dos aspectos do que chamamos interação homem-animal.
Cães, gatos peixes, passarinhos,cavalos e todos os animais de estimação que criamos, apesar de parecerem simples caprichos dos donos, são extremamente úteis para as pessoas e para a sociedade. Um estudo publicado pelo Britsh Journal da Royal Society of Medicine indica que, ao adquirir um cão ou gato, o dono reclama com menos freqüência de pequenos problemas de saúde e desfruta de melhor qualidade de vida do que pessoas sem animais de estimação. Estes também aumentam a auto-estima da criança, melhoram sua integração na sala de aula incentivam o contato social com outras crianças e aumentam sua vontade de aprender.
O animal é um amigo do homem e muitas vezes um parceiro valioso, pois ele trabalha como co-terapeuta e junto de profissionais ligados a saúde, como fisioterapeutas, psicologos, pedagogos são utilizados para incrementar o tratamento de seus pacientes.
Ter um bicho em casa proporciona um ambiente agradável e pode melhorar a qualidade de vida de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário