terça-feira, 12 de outubro de 2010

Terapia com cães ajuda tratamento de autistas

A cinoterapia tem surtido efeito de forma rápida em pacientes com autismo. As sessões são realizadas em parceira com o Grupo de Patrulhamento com Cães (GPC) do 9º Batalhão de Polícia Militar.
A cinoterapia, terapia assistida por cães, tem proporcionado resultados significativos no tratamento de pessoas com autismo. Mais de 50 frequentadores da Associação de Amigos dos Autistas (Ama)Site externo. estão obtendo resultados prá lá de positivos.
A informação é da fisioterapeuta Marcia Felisbino, que em parceria com o Grupo de Patrulhamento com Cães (GPC) do 9º Batalhão de Polícia Militar, comanda as sessões de terapia. Segundo ela, os vínculos que os autistas estabelecem com o animal originam progressos. “Eles ficam mais tolerantes, comunicativos e tranquilos”, afirma.
O autista Anderson Venson, de 33 anos, participou da quarta sessão nesta terça-feira. Diante de Athos - cão da raça Labrador, que é o protagonista das sessões – ele e os colegas guiam, dão comando de voz e acariciam o animal, sob a supervisão de um policial e da fisioterapeuta.
Marcia não imaginava que a cinoterapia iria surtir efeito tão rapidamente. “Esperávamos obter mudanças em longo prazo. Mas, no segundo dia de sessão já fomos surpreendidos com efeitos bem expressivos”, diz.
Para o tenente Mário, a atividade, que é pioneira na região, foge completamente a rotina do policial. “É uma experiência distinta, que permite ver o mundo e o ser humano com outros olhos. Aprendemos muito com eles. É uma lição de vida”.

 Fonte: Cão Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário