quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Estudo diz que cães se reconhecem mesmo com diferença entre raças


Rottweiler é capaz de perceber que poodle é da mesma espécie que ele.
Capacidade ajuda na preservação da espécie, segundo autores.

Apesar de uma grande diversidade entre as diferentes raças, os cães são capazes de distinguir visualmente os indivíduos de sua espécie dos humanos e de outros animais, segundo um estudo francês publicado na revista especializada "Animal Cognition".Existem mais de 400 raças puras de cachorros, com aspectos muito diferentes.
Dominique Autier-Dérian, do Laboratório de Etologia Experimental e Comparada da Universidade de Paris 13 e da Escola Nacional de Veterinária de Lyon, ambas na França, investigou se esta grande diversidade morfológica representava um desafio cognitivo para os cães ao tentar identificar sua espécie.
Mais de 144 pares de imagens foram exibidas em duas telas de computador para nove cães treinados, que tiveram que escolher entre duas imagens. De um lado, foram mostrados rostos de cães de diferentes raças e cruzamentos, do outro lado 40 espécies diferentes, entre animais selvagens e domésticos e seres humanos.
Todos os cães foram capazes de reunir todas as imagens de cães na mesma categoria, apesar da variedade de raças.
"O fato de que os cães são capazes de reconhecer sua própria espécie visualmente, e que eles têm grandes poderes de discriminação olfativa, garante que o comportamento social e de acasalamento entre diferentes raças seja sempre potencialmente possível", dizem os autores do estudo.
"Embora os seres humanos tenham diferenciado a espécie Canis familiaris por seus limites morfológicos, sua entidade biológica tem sido preservada", concluem.
Fonte:Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário