sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jovens jornalistas lançam projeto online para abordar área da deficiência


Um novo projeto editorial, denominado Plural&Singular, está disponível na Internet, com o objetivo de colocar na rota da comunicação nacional a área da deficiência, disse hoje fonte ligada à iniciativa.

A Plural&Singular, que arrancou em dezembro de 2012 pelas mãos de jovens jornalistas de Guimarães, pretende ser de âmbito nacional.
Em jeito de apresentação do projeto, as promotoras da ideia lançaram um portal online, o www.pluralesingular.com, que já inclui a primeira edição de uma revista digital que, ao longo de cem páginas, faz uma "viagem" ao mundo da deficiência através de secções como desporto, cultura, saúde e bem-estar, tecnologia e inovação, entre outras.
O arranque deste projeto prende-se, conforme explica uma das promotoras da Plural&Singular, Sofia Pires, com a convicção de que "existe a nível nacional uma lacuna no mercado de publicações que se dediquem à área da deficiência".
A promotora adianta, ainda, que este projeto visa abranger todos os que estão ligados à área, desde pessoas com deficiência, a instituições, especialistas, cuidadores, atletas de desporto adaptado e outros.
"Apesar de começarem a ter alguma visibilidade nos meios de comunicação mais formais e generalistas, os assuntos relacionados com esta área não gozam, atualmente, de uma presença contínua nos media. É quase sempre dada a imagem do herói ou a do coitadinho. Queremos um formato de revista comum, com secções comuns, com temas relacionados com a deficiência tratados como comuns. No fundo, pretende-se criar conteúdos direcionados a um nicho como existem nas revistas dedicadas a outras temáticas específicas", descreveu à agência Lusa Sofia Pires.
Além da revista digital, de periodicidade trimestral, a Plural&Singular lançou um sítio oficial na Internet que "pretende colmatar a lacuna temporal entre as edições digitais, publicando notícias".
"A revista servirá como um meio para aprofundar os temas, enquanto no site se pretende noticiar diariamente acontecimentos, eventos que, se explorados, serão publicados na revista", explica Sofia Pires, acrescentado que a Plural&Singular conta com "rubricas de algumas pessoas e instituições importantes da área", nomeadamente, a Associação Portuguesa de Deficientes, a Associação Portuguesa de Sexologia Clínica, a Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.
Questionada sobre qual o feedback recebido até ao momento, Sofia Pires garante que tem "sido muito positivo", principalmente "dado o contexto atual do país".
A responsável da Plural&Singular conta, também, ter sido "recriado" o mote oficial da Disabled Peoples International, "Nada sobre nós, sem nós", para lançar o apelo "Nada sobre vós, sem vós" que consta do início do sítio oficial na Internet deste projeto e no primeiro editorial da revista, lançado a 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o tema de capa "A deficiência em Portugal: ontem, hoje e amanhã".
O lançamento da segunda edição da revista digital da Plural&Singular está previsto para março.
Fonte:RTP Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário