sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Novo sistema melhora reabilitação de pessoas com lesões cerebrais


Objetivo é melhorar qualidade de vida e permitir a reabilitação em casa, aumentando a autonomia do paciente



O Instituto de Biomecânica de Valência (IBV) deu início ao desenvolvimento de um sistema inovador para a reabilitação de pessoas com danos cerebrais.
O objetivo do sistema é melhorar a qualidade de vida das pessoas que lesões no cérebro e permitir a reabilitação em casa, aumentando a autonomia do paciente.
O dispositivo de treinamento amigável de caminhada fornece apoio aos pacientes na mudança da posição sentada para de pé e permite realizar treinamento de caminhada, melhorando sua capacidade de manobra. "No início do processo de reabilitação o sistema será utilizado sob a supervisão de um terapeuta, mas com uma necessidade muito menor de suporte físico por parte dos médicos. A intenção é reduzir a necessidade de ajuda de outros e aumentar a liberdade de movimento e de autonomia pessoal do paciente", afirma Ignacio Bermejo, do IBV.
Uma das novidades deste dispositivo consiste de um colete, com pontos de fixação sobre a cintura do paciente, a fim de regular a mobilidade do tronco. Além disso, o dispositivo vai ser modular e de baixo custo.
A equipe deu início a testes pré-clínicos que são realizados em colaboração com o Department of Physical Medicine and Rehabilitation at the Hospital Universitari i Politècnic La Fe of Valencia para validar o protótipo.
O projeto é coordenado pela empresa norueguesa Made for Movement Group.

Fonte: Isaúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário