sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Síndrome de Asperger, você sabe o que é isso?


A Síndrome de Asperger (SA) faz parte dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), conforme classificação norte americana, que são transtornos que afetam o desenvolvimento típico, ou normal da criança. Na classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é chamado de Autismo Atípico, ou seja, há menos sintomas do que o quadro completo de autismo.
Os sintomas consistem em dificuldade de interação social recíproca, ou seja, a pessoa interage, mas, sobretudo uma interação unilateral, mantendo uma dificuldade de perceber e compreender o outro. Há também um foco de interesses restritos e, muitas vezes, pouco habituais, como interesse invasivo em eletrônica, animais, ar condicionados etc.
Outro sintoma perceptível é a comunicação centrada no interesse da própria pessoa, sem considerar muito a reciprocidade na comunicação, sem levar em conta o interesse do interlocutor. Não há déficit cognitivo nas pessoas com Síndrome de Asperger.

Alguns Sintomas

•    Dificuldade de interação ou isolamento social;

•    Mantém interesse exaustivo em um único assunto;

•    Dificuldade de adaptação a mudanças, eles são extremamente sistemáticos;

•    Em alguns momentos, parece não escutar quando falam com ele;

•    Dificuldade em entender palavras em sentido figurado, eles entendem tudo no sentido real;

•    Dificuldades com a linguagem; costumam começar a falar tarde.


Na adolescência, essas pessoas podem precisar de acompanhamento psicológico, o que pode ser necessário também em qualquer etapa da vida, mas somente se se sentirem desadaptadas, diferentes dos demais, o que pode gerar baixa autoestima e depressão. No que se refere à educação escolar, não e necessário escola especializada, mas sim inclusão em escola regular.

A maioria das pessoas imagina que os indivíduos com SA desenvolvem talentos especiais e surpreendentes, mas, essa característica ocorre em casos excepcionais. Faz parte da síndrome um foco de interesses restritos e persistência em um mesmo tema e, quando isso é associado a uma inteligência superior, produzem coisas diferentes da maioria.

Na próxima classificação norteamericana, que será lançada em 2013, o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V), não existirá mais o termo Síndrome de Asperger, pois essa condição será incluída como Transtornos de Espectro do Autismo, que será então graduado em leve, moderado ou grave, conforme o comprometimento adaptativo que o indivíduo apresente. Visionários, pesquisadores e artistas de sucesso como Bill Gates, Einstein, Newton e Beethoven tiveram o diagnóstico de Síndrome de Asperger.

É importante, sobretudo a percepção e compreensão das diferenças entre todos os seres humanos, afinal somos todos muito diferentes, alguns mais, outros menos. Estar perto de pessoas que tenham as mesmas diferenças nossas traz uma sensação de pertencer a um grupo, de não se sentir isolado, o que faz bem, pois não nos sentimos estranhos. Logo, é possível que indivíduos com Asperger tenham um sentimento de pertencimento quando próximos de pessoas com características similares às dele.

Dicas para as mães
O bebê já pode mostrar sinais de dificuldade de interação, quando, por exemplo, ele não reconhece a voz ou o rosto da mãe, não se antecipa à mãe ao pegá-lo no berço, parece não escutar quando chamado, não acompanha o rosto da mãe ao se movimentar. Ao perceber esses sintomas no filho, a mãe deve procurar um psicólogo, psiquiatra ou neuropediatra especializado em autismo.
Fonte: http://www.isaudebahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário