sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Animais terapeutas - É TAA para os íntimos. Para os demais, Terapia Assistida por Animais. Como?




As TAAs são terapias que utilizam animais, como cães, gatos, cavalos, para melhorar a saúde física, psicológica, social e cognitiva dos seres humanos, de crianças a idosos. Elas são praticadas por profissionais da área de saúde que tem como parceiros “profissionais animais”.
Os benefícios de ter um bichinho em casa já são mais que comprovados. Ajuda na imunidade das crianças, ajuda a aplacar o estresse depois de um dia de trabalho, protege o coração e diminui a pressão arterial. Sem contar que eles ajudam a diminuir casos de depressão, ansiedade e solidão. Mas e para as pessoas que não podem ter um bichinho em casa? As terapias visam atender essas e outras necessidades bastante especiais.
São diferentes formas e diferentes bichos, para atingir resultados diferentes. Cavalos são usados na equoterapia para auxilixar nos problemas motores e psicológicos, pois necessita do uso do corpo inteiro. Pessoas com necessidades especiais ou portadoras de deficiência, como Síndrome de Down, doenças neuromusculares e ortopédicas por exemplo, se beneficiam muito dessa terapia.
Já os TACs (Terapias Assistidas por Cães) utilizam cães nas terapias. Mais versáteis, esses animais ajudam de várias (muitas mesmo!) maneiras: crianças com doenças graves como leucemia e outros cânceres recebem visitas de cães para não ficarem deprimidas. No caso dos idosos no combate a depressão, da solidão, da demência. Nesses casos podem ainda auxiliar em algum problema específico, como abandono, após uma cuidadosa avaliação da equipe. Também são utilizado para o caso de crianças autistas, para uma melhora na comunicação e socialização da criança.
Gatos, pássaros e roedores (maiores, como coelhos e furões) também são usados nessas terapias, principalmente com idosos. Eles acabam suprindo a necessidade dessas pessoas de criar laços, já que muitas vezes elas são abandonadas por seus familiares em casas de repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário