sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cães estimulam aprendizado de alunos da Christiano Graeff

Amizade em Quatro Patas: projeto busca auxiliar no desenvolvimento de habilidades e na elevação da autoestima dos alunos
Estudos mostram que o simples contato com um animal é o suficiente para promover o bem estar. E para as pessoas com necessidades especiais, por exemplo, a ação é de grande importância, pois estimula a interação social. A partir disso, e com base na Cinoterapia (abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com deficiências ou transtornos globais de desenvolvimento), a escola municipal Christiano Affonso Graeff, do bairro Ewaldo Prass, está desenvolvendo desde segunda, 28, o projeto "Amizade em Quatro Patas". O público-alvo são crianças e adolescentes atendidos na sala de recursos multifuncionais do educandário. 

O projeto foi idealizado por Adriano Chagas Barragan, proprietário do Canil São Francisco de Assis, de Candelária. Segundo ele, a iniciativa partiu do conhecimento que possui com relação à abordagem terapêutica. "Participei de cursos especializados em Cinoterapia e com isso sabia quais os benefícios que ela poderia trazer às pessoas com deficiência ou autismo. E como meu filho está entre os alunos especiais atendidos na Christiano, propus às professoras esta atividade", salientou. 

A partir daí, o projeto começou a ser elaborado pelas professoras Gislaine Priebe e Queli Tischler Gass com o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes especiais a interação com cachorros, podendo assim, auxiliar no desenvolvimento de habilidades e na elevação da autoestima.
As atividades são realizadas na última semana de cada mês em área anexa ao Canil São Francisco. Para isso, os 25 alunos foram divididos em quatro grupos. 

Nas segundas-feiras é a vez dos autistas; nas terças dos deficientes físicos e intelectuais; nas quartas dos deficientes auditivos e visuais (acompanhados pela professora Iara Pozzebon) e nas quintas, novamente, dos deficientes intelectuais. As ações acontecem com cães treinados por Barragan e contam com o apoio de alguns participantes do Pelotão Mirim da Brigada Militar, que atuam como monitores. Nos encontros, os alunos podem guiar os cachorros, dar comandos e aprender como respeitar e cuidar dos animais.

Barragan informou à reportagem da Folha que o projeto já está sendo elogiado pelas mães dos alunos. "No primeiro dia das atividades, as mães ficaram extremamente felizes ao verem a alegria dos filhos com os cães", disse, ao enfatizar que a iniciativa está dando certo. O projeto conta com apoio das secretarias de Educação e Assistência Social, através do Pelotão Mirim.

Fonte: Folha da Candelária

Nenhum comentário:

Postar um comentário