terça-feira, 30 de outubro de 2012

Animais de estimação melhoram a saúde física e mental dos proprietários


POR CRIS DORIA | COLUNISTASDESTAQUES THUMBSPETS E ANIMAIS


     
Pessoas saudáveis ou com doenças mentais e problemas de socialização podem se beneficiar da companhia dos pets, como explica a especialista Cris Doria
Segundo estudos, pessoas que têm um animal de estimação gastam menos com médicos, tem pressão arterial mais baixa, e menos chance de ter depressão. Os animais dão-nos a oportunidade de relaxar mais quando estamos em casa, o simples ato de acariciar o pelo de uma animal de estimação, diminui o nosso nível de estresse e essa diminuição trás benefícios para o nosso corpo.


A presença de pets na casa, estimula a autoestima, especialmente de crianças com problemas na escola, e ajuda na integração de jovens com problemas, idosos doentes e deficientes à sociedade. Quem tem um cão também ganha mais saúde com as caminhadas diárias que faz com o animal.
Pacientes em tratamento psiquiátrico que não pronunciavam uma só palavra há anos e não respondiam aos métodos de terapia convencionais, podem obter uma melhora surpreendente com a introdução de um animal nas sessões de terapia, cães ou gatos.
Com a presença do animal, tanto o terapeuta como o doente ficaram mais relaxados, e o paciente começou a ter uma interação com o animal, e dessa interação começou a se comunicar com o terapeuta.

Segundo Allen McConnel, investigador da Universidade de Miami e primeiro autor do artigo, em termos gerais, pessoas com animais de estimação “têm mais qualidade de vida e conseguem resolver melhor diferenças individuais do que as que não os têm”.
O psicólogo acrescentou ainda que, “especificamente, os donos de animais têm mais auto-estima e estão em melhores condições físicas. Além disso, tendem a ser menos solitários, são mais conscientes do que ocorre à sua volta, são mais extrovertidos e, normalmente, são menos receosos e preocupados.
Qualquer duvida ou consulta comportamental pode entrar em contato conosco:www.babaspet.com.br 
Cris Doria é farmacêutica bioquímica por formação, graduada na Unesp Araraquara. Trabalhou em várias farmácias e sempre se especializou em pets, com vários cursos sobre manipulação de medicamentos e cosméticos para uso em veterinária. Adora trabalhar com pets e estuda muito todos os dias.
Desenvolveu uma linha de cosméticos veterinários para uma empresa da região. Também confecciona e vende biscoitos sem conservantes para cães e gatos.Há aproximadamente 3 anos atua como Dog Walker, Pet Sitter e Adestradora (curso feito em São Paulo). Há mais ou menos um ano, com a sócia Renata, montou Babás Pet, que vem crescendo e prosperando muito.

Fonte: Indike

Nenhum comentário:

Postar um comentário