terça-feira, 2 de outubro de 2012

PROPOSTA QUER REGULAR A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS


Cães e gatos poderão acompanhar pacientes nos hospitais da rede pública de saúde cadastrados no Sistema Único de Saúde. É o que quer um projeto (PL 4455/2012), do deputado Giovani Cherini (PDT/RS), que regula o uso da Terapia Assistida Por Animais (TAA) a internos que necessitem desse tipo de atendimento.

A proposta quer que, mediante prescrição médica, pacientes e familiares que tenham direito à TAA sejam atendidos em hospitais públicos do SUS, que deverão manter em seu corpo clínico profissionais devidamente habilitados na prestação desse tipo de serviço.

Para o deputado Cherini, a terapia traz segurança e tranquilidade para o paciente adulto e especialmente para a criança. “Afagar um animal permite abrir espaço potencial para lidar com as emoções, possibilitando brincar e ficar menos ansioso. Para isso, é fundamental o trabalho de uma equipe multidisciplinar capaz de prescrever o método mais adequado a ser aplicado, acompanhando as atividades e o bem-estar dos animais e dos pacientes, o que irá refletir-se no benefício real da qualidade de vida desses.”
A proposta aguarda Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados, para iniciar sua tramitação nas Comissões Temáticas.

Fonte:PDT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário